Tenha Foco na Solução dos Problemas

 

Problemas todos nós temos, isso é fato. A maneira como lidamos com eles e os resolvemos é que faz a diferença. Na maioria das vezes a amplitude que os problemas de nosso cotidiano tomam é resultado do foco excessivo no problema e a falta de foco na solução.  Se você ficar focando apenas no problema em si, nas suas implicações e esquecer de buscar uma solução, é bem provável que você vire um escravo de seus problemas.  E resolver problemas é uma capacidade imprescindível para quem busca sucesso e realizações. Para ilustrar melhor este tema vou contar uma pequena história:

UM paciente vai ao terapeuta e diz:

– Estou com um problema: Toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco!

– Deixe-me tratar de você durante dois anos, diz o terapeuta. Venha três vezes por semana e eu curo este problema.

– E quanto o senhor cobra? – pergunta o paciente.

– R$ 120,00 por sessão – responde o terapeuta.

– Bem, eu vou pensar – conclui o sujeito.

Passados seis meses, eles se encontram na rua.

– Por que você não me procurou mais? – Pergunta o terapeuta.

– A 120 reais a consulta, três vezes por semana, durante dois anos, ia ficar caro demais… um sujeito num bar me curou por 10 reais.

– Ah é? Como? Pergunta o terapeuta.

O sujeito responde:

– Por R$ 10,00 ele cortou os pés da minha cama!

 

Por vezes ficamos muito focados nos problemas e as soluções para eles são simples. Lembre-se que solucionar um problema é tornar melhor uma situação desagradável. A grande maioria das pessoas geralmente não soluciona seus problemas por achar que a solução é óbvia de mais. O famoso jogador de basquete americano Michael Jordan tinha uma técnica bastante simples quando tinha problemas em quadra. Lembre-se  que problemas durante o jogo geralmente são problemas em situações de muita pressão. Ele chamava a técnica de “return to basic” (retorne ao básico). Jordan dizia que quando somos acometidos por problemas geralmente tentamos achar soluções mirabolantes e esquecemos do básico. E é no básico que reside a grande maioria das soluções para a maioria dos problemas. Por isso toda vez que tiver um problema, pare, reflita e procure a solução mais simples para seu problema, essa provavelmente será a solução mais adequada.


Colunista
Sandro Lenzi, professor de educação física na rede municipal de Indaial Santa Catarina, autor do blog, somniacoach.blogspot.com, colunista dos sites timbonet.com.br, e acontecendoaqui.com.
4 total pingbacks on this post
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine