Telemarketing: Dicas para melhorar a dicção

Trabalhar como Operador de Telemarketing é uma ótima opção para quem está em busca de emprego e também de redução da carga horária para que possa estudar ou destinar maior tempo as questões pessoais.

É uma função muito prucurada por oferecer um grande número de vagas e as exigências em geral são o ensino médio completo, conhecimento em informática experiência de 06 meses ou apenas o curso de operador de telemarketing.

Atualmente, todos os serviços de tv por assinatura, cartões de crédito, empresas fornecedoras de energia elétrica, planos de saúde, serviço de abastecimento de água, empresas de telefonia, internet e muitos outros serviços, seja para atendimento ou prospecção, utilizam operadores de telemarketing e, acredita-se que o número de contratações aumente ainda mais nesse segmento.

Desempenhar a terefa de esclarecer, informar, orientar ou divulgar, é um trabalho que requer atenção por parte do operdor para gerar empatia na pessoa que está do outro lado da linha, para isso, dois fatores são fundamentais, ter um sorriso na voz e boa dicção. Imagine a pessoa que está recebendo a ligação ou tentando obter informações, ficar o tempo todo pedindo ao operador para repitir porque não entendeu, além de ser constrangedor é irritante para ambos, sendo bem pior para o operador que fica exausto de tanto repetir. Esse problema pode ser a dicção que não está clara, se não for nada ligado ao equipamento.

Melhorar a qualidade da dicção é bem simples, desde que não seja um impedimento que requer a ajuda de um fonoaudiólogo, o importante é dedicar um tempo ao treinamento que certamente irá melhorar e muito, a qualidade da fala, veja que não estamos falando de fluência verbal, esse é um outro fator que para amplia-lo precisa de conteúdo de melhor qualidade que pode sera dquirido por exemplo, destinado mais tempo a leitura.

O treinamento para a dicção é necessário até mesmo para a entrevista, onde é analisada a comunicação do candidato.

Dicas para melhorar a dicção:

Comece o treinamento em um lugar da casa que posssa estar sozinho(a), para evitar desviar a atenção, ponha na boca uma caneta ou um lápis entre os dentes, depois de devidamente desinfetado com álccol gel, não aperte, mas ponha de um jeito que fique encosntando no canto da boca e leia uma pequena frase com o lápis entre os dentes pronunciando as palavras da melhor forma que puder, lembre-se, a língua deve ficar abaixo do lápis, não precisa abrir muito a boca, fale devagar e com calma. Depois retire o lápis e repita a frase, se possível, faça uma lista de palavras como : paralelepipedo, substancial, emblemático, problemático, etc……

Outro exercício: Sente-se em uma cadeira virada para a parede a uma distância de 20 centímetros e leia um pequeno texto, esse exercício deve ser feito de 10 à 20 minutos por dia, é ótimo para a dicção e também para falar em público.

Boa Sorte!


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
4 total comments on this postComente!
  1. É muito dificil as dicas.

  2. émuito dificil

  3. é muito dificil as dicas.

  4. é muito fácil as dicas! kk

2 total pingbacks on this post
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine