Saiba como higienizar sua geladeira

Dicas para manter a geladeira limpa

Limpar uma geladeira e fazer a manutenção da mesma , é uma atividade que toda dona de casa conhece bem, no entanto, nem sempre sabemo se a forma como costumamos limpar está de fato eliminado todas as possíveis bactérias que possam estar escondidas. Os cuidados com a geladeira são simples mas que requer um tempo para atenção, os micro-organismos que podem se tornar presente no nosso refrigerador, nem sempre são visiveis aos olhos, o que às vezes dificulta para sabermos se a geladeira da nossa casa está ou não livre desses hóspedes tão desagradáveis.

As perguntas mas frequentes sobre esse assunto são:

Quando devo degelar? Onde e como devo armazenar os ovos? Com qual produto devo limpar minha geladeira? Colocar alimento quente pode danificar ? Como faço para a geladeira gelar mais? Quais os alimentos devem estar sempre no congelador? Margarina e iogurtes podem ficar na porta da geladeira? Bem, essas dentre tantas outras perguntas são muito interessantes, é sinal que ainda existem muitas dúvidas quanto ao assunto e não é motivo para ninguém se envergonhar em perguntar, ao contrário, é muito válido fazer boas perguntas para aprendermos mais e aplicarmos a nossa rotina o que for melhor.

geladeira

reprodução

 

Higienizando a geladeira:

Começaremos abordando sobre o degelo, para saber qual o melhor momento ficará mais simples se escolher um dia da semana para fazê-lo, observe o congelador da sua geladeira, o momento ideal para degelar é quando a camada de gelo chega a um centímetro, dessa forma evitará aumento no consumo de energia e maior durabilidade. Os ovos não devem ser armazenados na parta da geladeira, todas elas saem de fábrica com um lugar reservado para ovos, no entanto, não é aconselhável pois na porta além da refrigeração ser menor, eles podem sofrer micro rachaduras no abrir e fechar permitindo que bactérias entrem no interior do ovo. Outra informação interessante, falando ainda da armazenagem dos ovos; é não lava-los, a impressão é de que os ovos estando lavados o risco é menor, nada disso, separe uma vasilha plástica e guarde-os, colocando a vasilha em uma das prateleiras da geladeira, na tampa, ao invés de fecha-la, pode cobrir com um plástico filme e fazer pequenos furos no mesmo com um alfinete. Para higienizar a geladeira (lembre-se sempre de desligar no botão e na tomada), pode usar um pouco de detergente neutro evitando fazer muita espuma, nem pense em utilizar produtos a base de amoníaco, depois remova, faça uma solução de uma colher de água sanitária para um litro d’agua e passe na geladeira depois removendo com um pano úmido, lembrando sempre de secar usando um pano seco mas se você está pensando que é muito trabalhoso, então basta usar bicabornato para a limpeza. O bicabornato é ótimo para a higienização da geladeira e a deixa branquinha, pegue um pano levemente úmidecido e coloque um pouco de bicabornato, passe em toda a geladeira, depois é só passa outro pano úmido para remover e secar, mas é bom só fazer isso, depois que estiver livre de qualquer resíduo e não esqueça de lavar bem as gavetas.

Guardando os alimentos

alimenta

reprodução

Colocar alimento quente na geladeira pode sim danificar, o refrigerador não é lugar para esfriar nada, deixe esfriar naturalmente e depois guarde no refrigerador. Para o refrigerador gelar melhor, retire todas as toalhinhas que cobrem as prateleiras, caso tenha, para que a refrigeração circule melhor. Quanto aos alimentos no congelador, vamos por parte, o congelador de uma geladeira não funciona exatamente como um freezer onde a temperatura é mais baixa. Todos os alimentos comprados congelados podem ser colocados no congelador, exceto os que estiverem com o processo de descongelamento adiantado, para melhor entender, é quando pode ser sentida a maciez do alimento e, os alimentos uma vez descongelados, não torne a congelar pois a proliferação de bactérias aumenta quando tornar a descongelar, para isso, use a gaveta que fica abaixo do congelador Quando o assunto é laticínios, como iogurtes, marteiga, queijos, etc…, o ideal é guarda-los na primeira prateleira. Os legumes se possével, guarde-os lavados na gaveta e as frutas, nunca as deixe cortadas em banda aberta dentro da geladeira, pode envolve-las em um plástico filme.


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine