Resgate dos mineiros no chile

Depois de 2 meses confinados em um buraco no Chile, um grupo de 33 mineiros conseguiu ser resgatado ontem. Foram quase 23 horas de trabalho, um tempo recorde já que a previsão é que tudo fosse concuído até dezembro.

Os 33 mineiros estavam confinados desde 5 de agosto numa mina de cobre em Copiapó, no norte do Chile. Ficaram soterrados a uma profundidade de quase 700 metros. O resgate foi concluído sem incidentes.

Operação de Resgate

O Resgate começou às 23h18 do dia 12. O Primeiro socorrista a descer nos escombros através de uma perfuração feita na terra foi Manuel González Pavez. O último confinado a ser resgatado foi Luis Urzúa Iribarren, de 54 anos, às 21:55 do dia 13.

Uma capsula foi construída de acordo com as dimensões da broca que perfurou a terra. Lá as pessoas entravam, bem apertadas, por sinal e era conduzida até a superfície. Todos foram resgatados e estavam em perfeitas condições. Canais de tv do mundo inteiro acompanharam os resgates totalizando um total de 2 bilhões de pessoas assistindo a televisão.

Cada mineiro que era resgatado era motivo de muita alegria para os familiares e para a população que acompanhava o desenrolar da história. Os mineiros assim que pisavam a superfície eram encaminhados a fazer uma bateria de testes médicos para examinar a sua saúde.

A previsão inicial de resgate dos mineiros era de 2 meses, depois foi reduzida para 48 horas e finalmente foi concluído bem antes disso.

De todos os resgatados, apenas 1 mineiro ficou internado por apresentar uma pneumonia aguda, o resto dos mineiros estavam em perfeita saúde.

Curiosidades

Durante o tempo do resgate, algumas curiosidades aconteceram. O eletricista Mario Sepúlvera, que foi o segundo mineiro tirado dos escombros, distribuiu pedras ao presidente Piñera e ao ministro da Mineração, Laurence Golborne.

O 21º resgatado era um enfermeiro que se chamava Yonni Barrios Rojas. Ele foi recebido por sua amante, depois de brigar com a esposa de Yonni.

O ex-jogador de futebol Franklin Lobos ganhou uma bola ao ser retirado, tentou fazer embaixadinhas, mas não conseguiu.


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
1 comentário nesta dicaComente!
  1. gostaria da certeza de que o mineiro hospitalizado com pneumonia foi o carlos bugueno, estou estudando para concurso,pode ser pergunta de concurso publico, obrigada.

Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine