Quais os problemas causados ao meio ambiente pelos transgênicos?

O cultivo de transgênico ainda é algo muito polêmico em todo o mundo. A modificação da estrutura do DNA das plantas não tem efeito sobre o corpo humano, mas causa diversos estragos no meio ambiente. Saiba quais são.

Perda de biodiversidade e erosão genética: um dos receios da introdução em larga escala de plantas geneticamente alteradas é a alteração da cadeia alimentar, afetando de modo negativo a biodiversidade local. Com a disseminação de vegetais geneticamente alterados para produzir o próprio herbicida, algumas populações de insetos poderiam desaparecer. Se isso acontecesse, os pássaros e outros animais que se alimentam de insetos também poderiam morrer. Outro ponto é que espécies resistentes herbicidas podem eliminar ou reduzir espécies de ervas daninhas, que servem de abrigo para outras espécies.

Esse é um grande motivo de preocupação principalmente no Reino Unido, onde metade das espécies de aves nativas está sob ameaça, em decorrência de terem perdido seu hábitat natural para a agricultura e um quarto das 200 espécies de plantas cultiváveis são consideradas escassas por causa da monocultura.

Outro ponto de preocupação é que o cultivo de OGM diminua o cultivo de espécies de vegetais diferentes, em especial os que recebem muitos pesticidas e os cultivados em monocultura. A uniformidade genética é muito perigosa porque a safra se torna bastante vulnerável. Se uma planta sofre um dano, todas sofrerão porque são geneticamente idênticas. Outro ponto assustador é o transferimento de genes dos OGMs para plantas silvestres, pois estas poderiam adquirir características que não são comuns à sua espécie, como se tornar mais resistente a herbicidas.

Surgimento de superervas daninas: em 1998 a CTNBio, encarregado de licenciar o plantio de culturas transgênicas fez uma análise do arroz Liberty Link no Brasil, desenvolvida pela empresa AgrEvo. O arroz havia recebido um gene do microorganismo Streptomyces higroscopicus para se tornar mais resistente ao herbicida glufosinato de amônia. Os testes foram feitos em lotes pequenos no Rio Grande do Sul, totalizando cinco hectares. O problema desse arroz Oryza sativa era uma espécie semelhante, que pode destruir a plantação e infestar plantas, o arroz vermelho.

Mas aconteceu algo diferente. Genes do arroz modificado se transferiram para o arroz daninho. O resultado foi uma supererva daninha. Os técnicos da AgrEvo se defenderam dizendo que não poderia haver o fluxo gênico porque o arroz vermelho tinha flores mais altas que o outro arroz. Também afirmaram que o arroz daninho já era resistente ao herbicida, pois é da mesma família que o arroz Oryza sativa. Caso fosse destruído, o arroz bom também seria. O próximo passo seria a introdução de outros genes para se tornarem resistentes a outros herbicidas.

Resistência de insetos e pesticidas: lembra-se da história das bactérias resistentes a antibióticos? Isso pode acontecer também com as pragas da agricultura, que dizimam safras. Sempre haverá bactérias resistentes aos herbicidas. O problema é que as mais fracas morrem rapidamente. Se isso acontecer, os herbicidas não terão mais efeito e as pragas ficarão mais fortes. Uma medida é deixar no mínimo 4% da área plantada livre de alimentos transgênicos para conservar os insetos não resistentes aos herbicidas. Da cópula entre esses insetos e os resistentes (insetos já acostumados com as plantas transgênicas que produzem herbicidas naturalmente) nasceriam insetos não-resistentes em sua maioria, porque o gene da resistência é recessivo.


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
1 comentário nesta dicaComente!
  1. não gostei de nada tambem não li que inteligencia em

Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine