Por Que Emagrecer com Dietas e Remédios Não Funciona? Dicas Práticas

Dieta e remédios (Foto Reprodução)

Dieta e remédios (Foto Reprodução)

A procura por milagrosas soluções emagrecedoras é alta. Homens e, principalmente as mulheres, estão sempre em busca de dietas, chás e remédios para emagrecer, que prometem eliminar, de vez, os quilinhos indesejados.

O processo de emagrecimento acontece de forma natural. O corpo humano precisa de uma certa quantidade de energia para que ele use na prática das atividades do dia a dia. Estudar, trabalhar, ir ao banco, subir escadas, conversar etc., tudo isso queima calorias.

É pura matemática! Imagine que você consuma 2000 (duas mil) calorias por dia. E suponha, agora, que o seu organismo queime 1500 (mil e quinhentas) calorias na execução de todas as suas funções diárias. No final, houve um acréscimo de 500 calorias, pois comeu mais do que o seu organismo precisou e, consequentemente, acabou engordando. O grande segredo para emagrecer é ingerir menos calorias do que o seu corpo gasta.

É dieta da água, do gelo, dieta das frutas, da sopa e por aí vai. Isso, sem falar nos componentes que dizem ser naturais e que absorvem a gordura. A grande pergunta é: Tudo isso emagrece? E a resposta é sim, de fato, emagrecem. Porém, o preço é alto. Quando embarca nessas dietas malucas, você acaba por ingerir quantidades muito baixas de calorias. É uma diminuição drástica na alimentação e, se a pessoa consegue seguir a dieta, ela realmente emagrece. Algo similar acontece com os remédios. Alguns contem inibidores de apetite e outros absorvem gordura. O que resulta? Você come, ingere as calorias, e o remédio vai lá e absorve parte delas, para que você consuma menos do que o seu corpo gasta e, por isso, você também emagrece.

Os dois grandes problemas são: dietas e remédios não são saudáveis e, além disso, não são nada duradouros. Depois de passar pelo período da dieta ou de tomar o remédio, você vai ter emagrecido. Parabéns, você conseguiu, certo? Errado! Como não passou por nenhum processo de reeducação alimentar, você vai voltar a comer como antes. Isso é um fato. Além disso, o corpo humano costuma reter informações. Então, quando ele perde gordura de forma radical, ele se auto programa para repor aquela gordura, interpretando que algo está errado. E daí que vem o chamado efeito sanfona. Você vai voltar a ingerir mais calorias do que o corpo necessita e isso vai gerar um acúmulo de gordura, além de ficar toda flácida e com as temidas estrias.

A forma mais sensata e definitiva de emagrecer é se reeducando. Percebendo-se. A ansiedade e o stress, por exemplo, interferem de forma direta na sua alimentação. Procurar um nutricionista é o mais sensato a se fazer. O profissional vai te informar melhor sobre como emagrecer de forma saudável.

Contudo, há outras dicas importantes que você pode seguir:

1- Ame a si mesma: o amor próprio é a chave de tudo. Gorda ou magra, você tem de se amar e se auto motivar. Se não fizer isso por você, ninguém mais fará.

2- Força de vontade: acredite, vai valer a pena! Você tem coragem de mudar suas atitudes? De fazer algo por si mesma? De saber que tudo está nas suas mãos? Fuja dos caminhos fáceis, das fórmulas mágicas. Trabalhe duro para conseguir seus objetivos!

3- Entenda seus limites e suas necessidades. Não se sobrecarregue e nem ultrapasse suas barreias. Viva um dia de cada vez e contemple suas vitórias, mesmo que sejam pequenas aos olhos dos outros, elas tem de ser gigantes aos seus.

4- Coma de três em três horas: essa dica é fantástica e merece destaque. Muitos escutam isso de médicos e não entendem o porquê. É o seguinte: Seu corpo é incrível, ele sempre vai trabalhar para te proteger e não te deixar faltar nutrientes, vitaminas, nada. Quando você fica muito tempo sem comer(o que muita gente faz) o corpo retém tudo, ele corta os gastos. Começa a racionar tudo que tem dentro dele, pois assim pode manter o funcionamento por mais tempo, até que você coma de novo, como se fosse uma bateria. Então, quando você passa a comer de três em três horas, o seu corpo começa a entender e perceber que ele não precisa racionar mais, pois ele sabe que daqui a três horas você vai comer de novo. Ou seja, além de ele não reter nada, ele vai gastar, porque daqui a algumas horinhas chega mais comida, e ele precisa trabalhar. Com isso, o seu metabolismo vai se acelerar e você vai perder peso.

Emagrecer não é um bicho de sete cabeças. É muito simples, se você souber fazer da forma certa. É um processo lento. Você não vai perder muitos quilos em apenas um mês. Vai demorar, mas vai valer a pena, isso é garantido. Passado o tempo, o seu próprio corpo vai se adaptar ao seu novo estilo de vida e esse será o modelo seguido por ele. Garantindo, portanto, um corpo saudável e esteticamente dentro dos padrões que você escolher.


Colunista
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine