Pequeno guia para utilização do OpenDNS

Olá! Meu nome é Éber Freitas Dias e o Dan me chamou pra ajudar aqui no DicaZine. Este é o meu primeiro post (primeiro de muitos, espero) e tomara que possa ser útil pra você.

Pra começar, gostaria de falar sobre esta ferramenta incrível que é o OpenDNS. Imagine poder navegar na internet com maior velocidade, filtrando todos os sites que podem ser prejudiciais ao seu computador, não ter problemas casovocê escreva um endereço errado (tipo google.cmo) e ainda configurar atalhos para navegar pelos seus sites favoritos? Tudo isto é possível graças ao OpenDNS!

“Mas, o que é DNS?” De acordo com o wikipedia:

O DNS (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:

  • Examinar e atualizar seu banco de dados.
  • Resolver nomes de servidores em endereços de rede (IPs).

Ou seja, DNS é um sistema que ajuda a transformar domínios (www.qualquercoisa.com) e um IP, que é um protocolo utilizado pelos computadores para comunicação remota. Tornando uma história longa, curta, o que um servidor DNS faz é, a partir do endereço que você coloca em seu navegador, descobrir, dentre a vasta multidão de servidores espalhados pelo mundo inteiro, qual é o exato computador que contém o conteúdo você quer acessar. Geralmente nós utilizamos os servidores DNS de nossos provedores.

O OpenDNS é um servidor DNS “genérico” e gratuito, que qualquer pessoa pode utilizar. Daí você pergunta: “qual o benefício de se usar o OpenDNS?” São muitos, mas vou tentar listar alguns:

  • Existem muitos servidores do OpenDNS espalhados pelo mundo, o encurta a comunicação entre o seu PC e o DNS.
  • Estes servidores são muito poderosos e possuem fortes sistemas de cache, ou seja, quanto mais pessoas utilizarem o OpenDNS, mais sites ele vai guardar na memória, resolvendo e entregando os sites a você com muito mais velocidade!
  • Com o OpenDNS, sites prejudiciais são bloqueados antes de chegarem ao seu PC, evitando maiores problemas com vírus e malwares.
  • Além destes sites prejudiciais, você pode configurar tantas outras categorias de sites para serem bloqueados. Se você estiver em uma empresa, vai economizar muito evitando a compra de outros softwares como o websense. O OpenDNS até te permite personalizar a página de bloqueio com sua própria marca!
  • Você tem seus domínios corrigidos automaticamente caso você esqueça o “.br” em algum lugar ou coloque um “.cmo”.
  • Você pode configurar atalhos para seus domínios mais visitados, tipo, se você utiliza o gmail para seus emails, basta configurar um atalho “email” com o endereço do gmail, e sempre que quiser entrar lá, basta escrever “email” na barra do endereço. Você pode criar quantos atalhos quiser.

“Ah, mas esse negócio de DNS parece tão complicado, tenho medo e não vou usar…” Bobagem. É super simples e não faz nenhum mal ao seu computador. Na pior das hipóteses, basta reconfigurar seu PC ou roteador para voltar a funcionar nos DNS’s padrões.

E então, pronto para desfrutar destas maravilhas? Para utilizar é simples. Configure seu PC ou sua Rede Doméstica de acordo com estas instruções. Com isso você já pode utilizar a maioria das funcionalidades, mas se você quiser poder utilizar os atalhos e os bloqueios personalizados, você precisará criar uma conta e baixar um pequeno software. Com isso você será capaz de administrar tudo relacionado ao servidor DNS através dos seu dashboard e ainda poderá ter estatísticas de utilização da internet no seu PC. Não é demais?

Para os usuários mais avançados, configure seu DNS para os seguintes endereços: 208.67.222.222 e 208.67.220.220

Qualquer dúvida, mande um comentário aí que eu terei prazer em esclarecer caso eu saiba.

[edit 16/10/2008]
Achei no Guia do Hardware um guia muito completo cobrindo todos os aspectos da utilização do OpenDNS! Vale a pena ler. Clique aqui!
[/edit]


Colunista
Oi!
2 total comments on this postComente!
  1. Fala!

    olha só, não consigo confugurar para atualizar o ip automaticamente do velox, já está marcado no site do open dns e já instalei o cliente na máquina mesmo assim quando o ip do velox muda não atualiza automaticamente tenho uma rede no trabalho com 40 estações e o modem roteado

    Grato
    Hudson

  2. @Hudson Willis

    Cara, da uma olhada neste link http://www.guiadohardware.net/dicas/opendns.html Ele vai te dar mais detalhes de como configurar seu OpenDNS. De qualquer forma, você tem que criar uma conta de usuário, colocar seu login e senha [que são de graça tmb] para que a atualização se faça!

    Um abraço!

1 link para essa dica
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine