O rumo da educação no Brasil

A Educação brasileira

Brasil sofre e muito com o fator da edução,  são muitas pessoas ainda analfabetas no país e, para um país evoluir é necessário uma educação de qualidade, porém, isso ainda é uma realidade um pouco distante no Brasil.

Nenhum país progride com uma educação precária, toda população precisa ter acesso decente a educação. O Brasil está em 73º lugar no ranking de educação feito pela ONU, dos 163 países analisados. Ano passado o Brasil estava em 77° lugar, mostrando uma pequena melhora na educação, mas isso se deve porque o país está com um IDH( Índice de Desenvolvimento Humano) elevado, que leva em consideração a qualidade de vida e as condições socioeconômica da população.
Este levantamento mostrou que o Brasil está com uma média de 7,3 anos de escolaridade, ou seja, a quantidade de anos que o aluno passa durante a sua vida escolar média antes da faculdade. Mas a expectativa é que esse número chegue aos 13,8 anos devido as melhorias no ensino e a qualidade de vida da população além dos programas escolares que estão valorizando mais os alunos para aumentar a frequência escolar deles e isso tem mostrado resultado significativo.

 

Mas claro que não basta só o IDH aumentar, é preciso ainda fazer uma “evangelização” nas comunidades para incentivar os filhos a permanecerem nas escolas, pois é somente com essa participação dentro do universo estudantil que o Brasil vai conseguir chegar a um nível de educação bem melhor.

Uma das razões da educação no brasil estar tão ruim é o pouco  de leitura, o habito de achar que se é esperto  quem não respeita leis, normas, humilha ou engana o outro.

Muitas pessoas também possuem a crença errada e tipica de colonia de depender do governo, acham mesmo que o governo é responsavel por sua manutenção e deve cuidar de tudo.

Essa crença é reforçada pelo governos autoritários e populistas como do Lula , que trata o povo como crianças retardadas, sempre na dependencia do papai, não crescem, não desenvolvem a independencia, não cuidam de si mesmos. Essa trágica realidade tende a aumentar com a esmola tipo bolsa familia e semelhantes, mantendo uma grande parcela do povo dependente e sem educação e formação, o que os levaria a independencia e que não admitiria govenos semelhantes.


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
1 comentário nesta dicaComente!
  1. EDUCAÇÃO NO BRASIL.

    Há muitas coisas, as quais não consigo entender, mas há uma que me intriga profundamente. Gostaria de saber porque da existência do privilégios estendidos aos professores das escolas publicas, a qual é estendido também aos professores das escolas privadas. O que me intriga é: em primeiro lugar, temos em nosso país dezenas de profissões, temos o dia do medico, o dia da secretaria, o dia da enfermeira, Enfim, todas as profissões têm o seu dia de comemoração. Não vejo em nenhum profissional, no dia da comemoração. ficar em suas casas descansando.
    Todos os profissionais permanecem em seus postos de trabalhos. Isso esta perfeitamente certo, o país estas em desenvolvimento, nada mais justo todos estarem trabalhando. Para o descanso, existem, sábados, domingos e também o grande numero de feriados e dias santificados.
    Naturalmente alguém poderia dizer, por exemplo, se todos os médicos, parassem de trabalhar no seu dia, a saúde entraria em colapso, porque este é um trabalho essencial. Eu pergunto, a educação não é essencial? Acredito que sim, então porque os professores, têm o privilegio de não trabalhar no seu dia, volto a perguntar porque? A educação no nosso país está um caos, esta literalmente na U.T.I. Não vejo ninguém se levantar contra esta situação, não vejo nenhum ministro da educação, ter alguma reação a respeito. Uma coisa que vejo muitos entendidos falarem, e que no Japão depois da guerra investiu pesado na educação, dizem os entendidos que este fator, proporcionou o país do sol nascente se transformar em uma potencia mundial, apesar de ser apenas um arquipélago. Estes entendidos os quais falam sobre isso, não fazem absolutamente nada para imitar os japoneses.
    Nosso ensino continua precário. Naturalmente sei perfeitamente, porque o ensino continua nestas condições.
    Tudo isso é perfeitamente planejado, isso e obra do poder econômico e dominante, quanto mais o povo for ignorante é mais fácil de ser dominado, esta artimanha é usada há muitos séculos, e sempre deu um ótimo resultado.
    Tenho observado nas escolas, tudo e motivo para não ter aula, se há um feriado na quinta feira, imediatamente é decretado, vamos emendar o feriado, paramos na quarta feira, só voltamos na segunda. Ninguém pensa no ensino que esta precário, todos pensam em descansar curtindo a praia, tomando suas cervejas. O que nós podemos esperar de uma situação desta, a qual anos após anos o ensino se deteriora, onde será que iremos parar? Um fato observado quando há eleições, os alunos na sexta feira que antecede a eleição, são privados da aula. O pretexto usado é: precisamos preparar a sala para a eleição, a preparação que dizem é afastar as carteiras mais para um lado e colocar duas ou três carteiras em fila para os mesários sentarem. Todo este procedimento não gasta mais que dez minutos, se contarmos sexta e sábado para este trabalho ser executado, é um exagero sem precedente. Esta preparação se nós tivéssemos vivendo em pais serio, seria feito sem nenhum problema no sábado. Mas como vivemos em pais onde existem privilégios exagerados.
    Como diz o famoso radialista da Bandeirante José Paulo de Andrade. “No Brasil existem as pequenas ditaduras,”portanto temos que conviver com estes desmandos.
    A Constituição diz todos são iguais perante a lei, mas há alguns que são mais iguais que outros, estes mais iguais têm estas vantagens que os demais não têm. Os professores dizem, nós ganhamos pouco, hora todos neste país ganham pouco, até os que ganham bem, dizem ganhar pouco. Se, estamos trabalhando em uma área onde ganhamos pouco e temos convicção que merecemos mais, e só mudar de área, se nos realmente merecemos ganhar melhor sempre haverá alguma firma que nos pagara mais. Se não encontrarmos nenhuma empresa disposta a nos pagar melhor, o bom senso nos diz, nós não somos merecedores. Sei que o governo age desta maneira com relação ao ensino, dando estes privilegio aos profissionais da educação, para compensar o baixo salário. Esta estratégia é boa para o governo porque resolve o problema dos baixos salários. Este procedimento resolve o problema dos professores, eles recebem um salário medíocre, mas em compensação lhes são dados alguns privilégios, que outras categorias não têm. Quem fica no mato sem cachorro são os pobres estudantes, são jogados para as traças, ficam a mercê de um ensino precário, sem nenhuma perspectiva de futuro.
    Perdoem-me os ofendidos, estou apenas usando o sagrado direito garantido pela nossa constituição, o qual é o direito de expressar meu pensamento. Não só expresso meu pensamento, mas também minha profunda indignação.
    Sabendo que a educação e coisa fundamental para o nosso desenvolvimento, então porque virar as costas e não olhar com mais carinho para este problema, o qual é sem sombra de duvida é o único caminho para levar o nosso país a um patamar mais elevado para podermos equiparar com as grandes potencias mundiais.
    Da maneira que esta o ensino publico no nosso país, nós não iremos chegar a lugar nenhum. O governo faz de conta que todos estão freqüentando os bancos escolares, os professores fazem de conta que estão ensinando, e os alunos fazem de conta que estão aprendendo. Sendo assim tudo esta bem, se esta bem para ambas as partes, porque alguém vai se preocupar? Vamos continuar a formar um monte de semi-analfabetos. Estes infelizes fatalmente serão escravos do futuro.

    Esta crônica foi extraída do livro, Crônicas, indagações e teorias. Autor Paulo Luiz Mendonça.
    http://pauloluizmendonca.judblog.co

    Nota, este mês de outubro de 2010, nas escolas brasileiras foi assim. Dia 12 de outubro era dias das crianças e dia da padroeira do Brasil dia 13 não era feriado nenhum, mas aqui usam emendar os feriados, as escolas fecharam na sexta-feira dia 8 só voltando a funcionar na quarta feira dia 13. Os alunos estudaram dia 13, 14. Dia 15 de outubro, era dia do professor imaginem não se trabalha no dia consagrado ao professor. No dia 25 de outubro por antecipação foi comemorado o dia do funcionário publico neste dia também não tem aulas os professores descansam novamente, pois ninguém e de ferro. Pasmem voltam às aulas dia 26, 27 e 28. Dia 29 não há aula, pois tem que preparar a escola para a eleição, não é só isso os alunos terão aulas somente na quarta feira dia 3 de novembro, porque novamente é feriado prolongado. O mês de outubro tem 31 dias só teve 16 dias de aulas. É ou não é uma tremenda enganação o ensino no Brasil.
    Sei que os professores não irão gostar nada da minha crônica, pois eles se sentem injustiçados pelo governo em relação aos salários medíocres que recebem, mas não são só os professores que são injustiçados pelo poder publico, todos nós brasileiros estamos no mesmo barco, é só observar o medíocre salário mínimo, pode-se também observar os salários medíocres e decrescentes dos aposentados que ganham mais de um salário, os quais me incluo. Nos meus setenta e três anos aqui nesta vida não vi nenhuma melhora no ensino, pelo contrário o que consegui ver foi decadência, e não progresso.

    Paulo Luiz Mendonça.

    Nota, se tiverem interessados em crônicas combatendo políticos corruptos e religiões fajutas, procurem na Google e só digitar Paulo

Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine