O que é Felicidade? Conceitos e dicas

Felicidade

Pra começar, felicidade é um estado de espírito, não uma coisa palpável, mas sim, sentida. É algo que ouvimos falar desde os tempos da primeira infância, quando então passam a nos narrar os belos contos, ou histórias com o final: …e foram felizes para sempre.

A busca pela felicidade é algo que, dependendo do conceito moral de cada um, o indivíduo pode chegar ao ponto de não medir esforços para obte-la, chegando até a cometer atos pouco convencionais para obtê-la.

É comum, conhecermos pessoas que acreditam que ao encontrar alguém para amar, um namorado(a) que tenha idealizado, formando assim o par perfeito, alcançará a felicidade. Com essa linha de pensamento, não são poucas as queixas de que não adiantou nada, que o que parecia ser perfeito foi pelos ares.

Ora, não é justo culpar o outros, seja lá quais forão as razões pelo desmanche do relacionamento, por não termos conseguido a felicidade.

Vimos nesse exemplo, que a felidade não está no outro, alimentar o pensamento com um conceito equivocado de que ao estar com o outro seremos felizes, não é bem assim. Estar com o outros, formar os pares, aumenta a felicidade mas ela já tem que estar dentro de nós para que possamos acrescentar novos elementos.

Depender de alguém para nos trazer felicidade, é uma faca de dois gumes, pode ser que o efeito seja contrário e ao onvés de se ter uma relação harmoniosa, acabar tendo uma baita decepção ocasionada pela ilusão de que seria feliz se conseguisse um amor.

Então o que fazer?

Dicas e conceitos

Sem a pretenção de querer aconselhar, pois cada um tem seus próprios conceitos, daremos algumas dicas:

Primeiro, tire esse mito da cabeça dos contos de fada, uma pessoa pode se casar e viver muito bem com o marido ou esposa até o fim da vida, mas nada de transferir a resposnsabilidade da sua realização para o outro, isso é muito cômodo. Quem sabe se no íntimo do inconsciênte, não é para ter a quem culpar, caso não dê certo ?

Segundo, conquiste o seu espaço, trace objetivos claros para sua vida profissional, como que carreira seguir, fazer um curso mesmo que não pretenda se graduar, o que importa é descobrir o que gosta de fazer.

Aprenda a respirar, isso mesmo, respire fundo, ouça os seus familiares com mais tolerância, afinal, todo mundo gosta de um pouco de atenção, verá que passarão a reconhecer o quanto você é especial e saiba; o reconhecimento é algo que muito nos agrada, faz bem para o ego, desde que não seja em demasia.

Descubra um hobby que lhe agrade, sabe aquela vontade de cantar, dançar ou ser ator ou atriz que tinha na adolescência? Pois é, não importa a idade, mesmo que não seja a nível profissional, faça um cursinho de canto ou teatro que estiver mais próximo de sua casa ou trabalho. O retorno é que conhecerá novas pessoas, ligadas ao mundo das artes, sem dúvida será gratificante. Mas se gosta de outras coisas como esportes, tudo bem, o que não pode é só viver para os problemas e para a rotina, sufoca e faz qualquer um ter apenas espasmos de alegria, que na maioria das vezes se confunde com alegria que resultaria, teoricamente na felicidade.

Entenda, cada pessoas é um ser indivudual que precisa viver no coletivo, que cada um é especial em si com suas particularidades, desenvover um pensamento de gratidão é um dos caminhos mais saudáveis para perceber o quanto é e tem de bom.

O que mais nos afasta do sentimento de felicidade, é condicionar a felicidade a coisas, ou seja; nutrir a mente acreditando que quando conseguir o cargo pretendido, ou o marido perfeito, ou a namorada fenomenal, ou os lindos filhos, ou até só quando enriquecer, só assim será feliz. Dessa forma, não será feliz mesmo, pois está condicionando a um ideal que ainda nem chegou e que, nãose sabe se chegará. Ter planejamento de vida é importante mas não associando ao estado de felicidade, ao agirmos assim, estamos adiando algo que poderíamos e podemos, que é viver o agora, afinal, estamos aqui e não lá onde queremos chegar.


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine