O Problema dos Relacionamentos

Qualidade das relações

relacionamento

Foto: reprodução

 

Falar sobre relacionamentos sempre será complicado. Especialmente porque tudo é sempre tão relativo quando se trata de pessoas, que não importa o que se diga ou quantas pesquisas sobre o assunto, sejam feitas, tudo sempre continuará a ser apenas mais um ponto de vista. O fato é que relacionamentos, sejam eles amorosos, amizades, familiares, sempre é difícil se relacionar com outra pessoa. Por quê?

O primeiro ponto que todo mundo diz é: “são dois mundos diferentes, ninguém é igual”. Ok! Isso é verdade. As pessoas são diferentes, ainda que sejam irmãos gêmeos e idênticos, criados do mesmo jeito, pelos mesmos pais e nas mesmas circunstâncias, ainda assim, são diferentes. Mas, então porque será que existem casais que vivem por 50 anos juntos, enquanto outros não passam nem um mês? Ou por que existem amizades de 60 anos e outras não sobrevivem à primeira briga?

As possibilidades nos relacionamentos

relacionamento

Foto: Reprodução

Diríamos que as pessoas que conseguem manter seus relacionamentos são iguais entre si? NÃO! Provavelmente elas tem as mesmas brigas e problemas relacionais que aqueles que não conseguem. O que as diferencia então? As possibilidades são infinitas. Compromisso, abrir mão, flexibilizar. Só que hoje vamos nos fixar em um ponto específico que pode ajudar e muito qualquer pessoa conseguir manter seus relacionamentos, apesar das diferenças e dos problemas que acontecem.

Esse aspectos chama: RESPONSABILIDADE. Como? Por suas próprias ações, erros e problemas. É muito comum quando alguém pergunta sobre o fim de uma relação (seja ela qual for), a pessoa começar a relatar todos os erros do outro. Sobre como ele ou ela nunca prestou atenção aos detalhes, sobre como era grosseiro(a) ou sobre como foi infiel de algum modo. A tendência de grande parte das pessoas é colocar a culpa do término do outro, falando de si mesmo como mártir, responsável por ter mantido tudo funcionando até aquele ponto.

A questão é

A grande questão é: se uma relação é formada por duas partes, então não é apenas uma que falha. Como uma via de mão dupla, não é possível apenas um lado ser responsável por tudo que acontece de errado. Mudar essa forma de enxergar as relação, ajuda a manter por muito mais tempo os laços que são tão importantes.

Frequentemente as pessoas reclamam. “Nossa! Você sumiu!”, mas nunca procurou a pessoa para nada. Então foram os dois que não se procuraram, a culpa pelo afastamento é de ambos. Só não enxergamos a nossa parte. Achamos que é obrigação sempre do outro de manter a relação funcionando. Por isso a responsabilidade sobre o que devemos ou não fazer, é tão importante.

O compromisso que firmamos em uma relação, seja com namorado, marido, amigo, pai, mão, irmão, colega de trabalho… Pressupõe que temos interesse em manter tudo funcionando. Significa que nos dispomos a fazer a nossa parte. Por que, olha que interessante: temos uma parte a ser feita em qualquer relação!

A famosa lei de dar e receber. É assim que funciona qualquer relação. Focar no que eu posso dar ao outro, ao invés de reparar apenas no que ele não me dá, é a grande chave para chegar aos 50 anos de casados ou aos 35 anos de amizade, por exemplo. Entender que somos tão responsáveis quanto o outro pela manutenção ou até pelo término daquela relação. Dividir responsabilidades e assumir erros.

É muito mais honesto consigo e com os outros, assumir sua parte na relação. Saber dizer onde errou e seus motivos. É muito mais fácil de resolver quando os dois conversam abertamente sobre o que fizeram e porquê. Fica então essa dica, rápida e importante: assumir responsabilidades nas relações é sempre o melhor caminho para fazer durar!


Colunista
Psicóloga com atuação em hospitais e clínica. Apaixonada por livros, faz uso do seu tempo livre para escrever e trazer dicas baseadas em sua experiência como profissional. Além de possuir um blog e auxiliar pessoas do Brasil todo através dessa rede social. Fernanda é baiana, mas atualmente mora em Recife. Conheça o novo projeto dela: "Os contos sem fada"
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine