Mentira no curriculum

Anda colocando no curriculum coisas que você não sabe fazer só pra gerar mais interesse nos empregadores? Aqui no babado você aprende como fazer seu curriculum sem enganar o seu futuro chefe e passar vergonha depois.

Quando mentimos no nosso curriculum, geralmente fazemos isso para que gostem mais do nosso trabalho e em consequencia, nos contratem. Mas, infelizmente as coisas não acontecem assim. Para os que não sabem, mentir no curriculum pode causar eliminação do processo de seleção. Dessa maneira, é melhor que falemos a verdade e ainda assim possamos destacar nossas melhores qualidades.

A mentira, por sua vez, desperta desconfiança por parte dos empregadores e não é bom começar um emprego assim.

Mentiras mais usadas

As mentiras mais usadas nos curriculuns são: Aumentar o nivel de conhecimento, dizer que sabe mexer em alguns programas que não sabe, dizer que é fluente em outros idiomas, dizer que é formado sem ainda estar formado, aumentar o tempo de permanência em um determinado emprego, motivo de saída do emprego anterior, dentre outros.

Outros dados pessoais podem ser alterados, como:  idade,  estado civil e endereço.

Algumas empresas tem algumas técnicas de pegar esses perfis mentirosos no flagra. Uma dessas técnicas é a entrevista por competência.

Entrevista por competência

Esse tipo de entrevista, tem algumas caracteristicas. O entrevistador faz algumas perguntas ao candidato ao emprego, como por exemplo,  sobre situações vividas por ele, ou como ele agiu em dada situação. Através dessas perguntas, pode-se descobrir algumas caracteristicas do entrevistado, ou como foi o período em que ele trabalhou em determinada empresa.

Para investigar sobre a carreira acadêmica do candidato, algumas perguntas são feitas, como por exemplo, qual a disciplina favorita, nome de professores ou ano de formatura. A pessoa que está mentindo, não tem naturalidade para responder a essas e outras perguntas.

Existem ainda outras maneiras de descobrir se os dados colocados no curriculum são falsos. Através de ligação para outras empresas, ou entrar em contato com as universidades para certificar que houve a conclusão do curso.


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine