Mensagens Subliminares – Como elas provocam turbulências em nossa mente

As mensagens subliminares são mensagens que, mesmo que os nossos olhos não percebam que estas estão diante deles, nosso cérebro (nesta situação, chamamos de subconsciente), está capturando as informações.

Um exemplo simples, poderíamos até dizer que ele não possui uma mensagem subliminar relevante, mas podemos adotar como algo inicial, a respeito da disputa presidencial brasileira no ano de 2010. Ao ver a derrota iminente, algum candidato poderia lançar a seguinte frase:

“O seu filho sabe quem vai ser, em 2010, o ganhador da disputa”

Onde está a mensagem subliminar nisto? Caso você falar com intonação, com força, esta frase, irá reparar que os fonemas mais representativos estão nas palavras “filho”, “da” e “disputa”. Dentro destas palavras, podemos destacar a fala mais forte em cada trecho. “Filho” não possui uma sílaba mais entonada, porém a palavra “disputa” possui, o segundo trecho, “puta”.

Ou seja, após ler esta frase, seu subconsciente irá entender, mesmo que você não repare, a expressão “filho da puta”.

Estas mensagens são usadas muito pela mídia, não somente na forma escrita, mas também na falada e na forma cinematográfica. Uma grande polêmica envolve o cantor evangélico Régis Danese, o qual possui uma música chamada “Faz um Milagre em Mim”. Esta música, ouvida de trás para a frente, poderia exibir trechos de vozes fazendo orações de culto satânico. Não há provas disto, eu, autor deste artigo, neste caso não acredito que haja mensagem subliminar, mas, para quem quiser, vejam o seguinte vídeo:

As mensagens subliminares servem para forçar o subconsciente da pessoa a fazer algo ou utilizar algum produto, principalmente na forma de vídeo, a qual irei explicar um pouco agora.

Todo vídeo é formado de quadros, ou seja, funciona como se fossem várias fotos colocadas uma atrás da outra. Na forma de desenhos ou televisão, temos em torno de 30 quadros por segundo, ou seja, em 1 segundo de vídeo vemos 30 fotos, uma colocada após a outra. Caso pegarmos somente 1 quadro deste e colocarmos a propaganda de uma cerveja, por exemplo, nossos olhos não irão perceber, devido ao tempo que esta ficará exposta na tela. Se em 1 segundos temos 30 quadros, então cada quadro se passa em 0,33 segundos, ou seja, tempo menos que o tempo de reação (popularmente chamado de reflexo) nosso, de aproximadamente 0,5 segundos. Ou seja, no meio do programa do “Domingão do Faustão”, você nem percebe que passou, durante 0,33 segundos, a propaganda da Brahma, mas seu cérebro captou esta informação. Ou seja, a mídia pode tentar influenciar suas decisões através de mensagens subliminares.

Outro exemplo são os desenhos animados, principalmente os da Disney. Estes desenhos são feitos quadro a quadro, ou seja, a cada segundo, são 30 desenhos feitos manualmente. Em um filme como “A Branca de Neve e os Sete Anões”, de aproximadamente 1 hora e 30 minutos, temos o equivalente a 5400 desenhos, todos feitos manualmente.

O que acontece, em alguns destes quadros, o desenhista pode colocar mensagens subliminares, sem que você perceba. Por exemplo:

Mensagem Subliminar

Mensagem Subliminar

Esta imagem se passa na tela em questão de menos de um segundo, porém, ela foi desenhada. A mensagem subliminar aparece na janela para qual Bernardo e Bianca estão olhando, e lá aparece uma mulher nua.

Ou seja, os próprios desenhos animados podem tentar influenciar as pessoas ao sexo, à compra de produtos referentes ao erotismo.

Porém, a mensagem subliminar também pode ser usada de uma forma “saudável”, sem fazer a tentativa da venda de algo. A foto a seguir é um exemplo disto:

Mensagem Subliminar

Mensagem Subliminar

Nesta foto, o casal está olhando para o horizonte. Só isto? Não, se você prestar atenção, irá ver que os galhos da árvore formam o desenho de um bebê, o qual está por vir.

É isto aí, fiquem atentos às propagandas, aos outdoors, às músicas, para ver se estas não podem estar tentando manipular suas decisões.

Até a próxima!


Colunista
Nascido em Curitiba, cidade na qual vive e da qual é fanático. Aos 20 anos de idade, trabalha com programação PHP na Secretaria de Estado da Educação do Paraná, e terceiriza trabalhos de programação para agências de publicidade. Amante de história (em especial no que diz respeito à política brasileira), matemática e física, curso o qual estuda na Universidade Federal do Paraná. Ligado também à literatura pós-modernista, através da vontade de escrever e ler trechos de Ariano Suassuna.
1 link para essa dica
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine