Jejum: Uma Boa Maneira de Perder Peso?

É comum que as pessoas acima do peso (uma maioria crescente nos dias atuais) procurem cada vez mais maneiras e atalhos para alcançar os números desejados na balança.

Jejum: Uma Boa Maneira de Perder Peso? (Foto: Reprodução)

Uma destas técnicas é a do jejum, e existem várias formas e tipos deste, mas podemos resumir o jejum como o procedimento no qual a pessoa deixa de se alimentar por um período, que pode variar de algumas poucas horas a um dia inteiro (24 horas) e até mais – em casos extremos.

Jejuns são comuns na história da humanidade: sejam em situações de racionamento de alimentação, ou por motivos religiosos, o jejum acompanha o homem desde os primórdios. No entanto, atualmente, em uma sociedade contemporânea, ele tem sido utilizado com o propósito específico de controlar a alimentação e, por conseguinte, atingir o peso que o indivíduo deseja.

Uma espécie light deste tipo de abordagem é aquela na qual a pessoa se limita a deixar de comer a partir de um determinado período – digamos a partir das 18:00 horas, só iniciando novamente a sua alimentação no café da manhã. Alguns vão ainda além, e deixam de comer até por volta das 10:00 da manhã no dia seguinte, seguindo um jejum de 16 horas, que muitos nutricionistas e preparadores físicos insistem em ser positivo
para a perda de peso. Existem também os jejuns intermitentes, nos quais a pessoa deixa de comer por algumas horas, se alimentando logo em seguida, e assim por diante, seguindo uma constância neste programa. O período no qual é facultado à pessoa se alimentar se chama “janela de alimentação” e esta pode ser de 20 horas, nos jejuns mais leves, havendo possibilidade de diminuição para 8 horas, por exemplo, ou até menos.

Como tudo na nutrição, na saúde e na medicina, há controvérsias. Existem correntes, tanto de um lado como do outro: uns pregam o jejum como um milagre para o controle do peso e para a saúde do corpo em geral, outros não veem esta medida como um milagre, e alguns outros acham que pode ser até prejudicial, caso seja feita de forma imprudente. Portanto, cuidado na hora de escolher um dos tipos de jejum, e se possível, procure e converse com um médico de sua confiança.


Colunista
Advogado e escritor, apaixonado pela palavra e pelos fatos. Especialista em Direito Empresarial, e blogueiro nas horas vagas.
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine