Entrevista de emprego, e agora?

Dicas para uma entrevista de emprego

Muitas pessoas têm dúvidas de como se comportar em uma entrevista, timidez atrapalha? Qual roupa devo colocar? Que tipo de linguagem usar? Essas são as principais dúvidas dos candidatos na hora de enfrentar uma entrevista de emprego.

Em uma entrevista de emprego o selecionador busca conhecer de forma mais aprofundada o perfil do candidato, espere que a iniciativa de cumprimenta-lo parta dele, é provável que ele deseje obter um pouco mais de informações sobre seu perfil, como por exemplo, os hobbies, habilidades, qualidades, defeitos, seus sonhos e o plano de carreira que almeja.

É necessário deixar a timidez de lado, se mostrar confiante e desinibido, claro, que mantendo a postura, nada de brincadeiras e piadas que não condizem com o momento. As informações passadas por você nesse momento devem ser claras e objetivas, pois, é nesse momento que você estará se diferenciando dos concorrentes.

A aparência também é algo muito importante, nesse caso as roupas são também uma das maiores preocupações, tanto para os homens, quanto para as mulheres, à resolução dessa dúvida é simples, nada de roupas curtas, coloridas, moletons, barrigas a mostra e muitos acessórios, alias, evite utilizar os que emitem muito barulho quando você se movimenta. O ideal é o uso de roupas sociais, no caso dos homens, é aconselhável ternos de cores escuras como preto ou azul marinho, ou no mínimo camisas de tons pastéis como branco ou bege, nas mulheres, caso optem por saias, o comprimento deve ser discreto e as cores neutras, essas vestimentas permitem a formação de uma imagem de seriedade e compromisso com a vaga.

Outro quesito decisivo na seleção é o vocabulário, nada de gírias e palavras complicadas, essas são características que devem ser banidas na hora da entrevista. É muito importante manter uma comunicação livre de ruídos ou desentendimentos, portanto, o uso da linguagem formal é extremamente importante nesse momento.

O candidato deve sempre reunir informações sobre a empresa, que possam o auxiliar na entrevista, é comum que as empresas queiram saber se o entrevistado conhece o local ao qual está se candidatando.

Se indagado sobre suas experiências no trabalho anterior, jamais critique o ex-chefe ou os colegas de trabalho, informações negativas são totalmente desnecessárias. Descreva brevemente o serviço que executava e o quanto essa função auxiliou no seu crescimento profissional e pessoal.

Algo que incomoda muito os selecionadores é a impaciência doa candidatos. Geralmente são realizadas entrevistas com várias pessoas na mesma data, nesse caso, o horário agendado para sua entrevista pode atrasar, é importante nesse momento mostrar-se interessado e disponível para aguardar a sua vez, nada de ficar inquieto se movendo de um lado pro outro, ou manter conversas longas e em voz alta no celular enquanto não é chamado, isso pode incomodar os outros colaboradores da empresa.

Não seja um desinformado, leia sobre atualidades, política e assuntos que leia interessem e desenvolvam seu raciocínio.Lembre-se que pequenos detalhes, farão toda a diferença, por isso atente-se a eles. Seguindo todos esses passos, não existe nada a temer. Confie em você e boa sorte!


Colunista
Estudante de Relações Públicas da Faculdade Metrocamp – Campinas/SP, apaixonada por comunicação, escrita e música. Trabalha como estagiária de Comunicação Interna.
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine