Dicas para falar bem em público

Falar em público pode gerar insegurança para pessoas tímidas. O fato de muitas pessoas ficarem prestando atenção em você é algo desconfortável. Mas para evitar os problemas comuns de timidez, sudorese, gagueira e sensação de desconforto confira as dicas do Babado.

1. Saiba sobre o assunto. Antes de tudo estude bem sobre o que você irá falar. É muito vergonhoso quando uma pessoa se perde nas falas ou apresenta algo de maneira superficial. Quando você domina o assunto sente mais segurança para falar.

2. Treine na frente do espelho. Está com dúvidas sobre como falar, gesticular ou se expressar? O espelho é sempre um bom método de saber se você está fazendo feio.  Apresente para você mesmo a sua palestra. Observe suas expressões, como você gesticula e se fica andando de um lado para o outro. É sempre bom se movimentar em uma apresentação para não dar aquele ar de monotomia, mas cuidado para não parecer nervoso e ficar andando de um lado para o outro.

3. Mire um ponto. Se você se sente intimidado em olhar para uma platéia mire um ponto no fundo da sala e faça sua apresentação olhando para lá. Escolha um ponto médio, mas atenção. Olhe para as pessoas também para saber a reação delas diante da apresentação.

4. Não alongue sua apresentação. Cuidado para não falar demais. Dependendo do que você for falar resuma para no máximo 30 minutos de apresentação. Falas muito longa são cansativas e as pessoas não conseguem ficar muito tempo prestando atenção.

5. Seja engraçado, mas não exagere. Se o ambiente permitir conte piadas (evite as de baixo calão), faça brincadeiras e trocadilhos para descontrair. Mas primeiro você tem que conhecer o seu público para saber que tipo de piada fazer. Não tente ser engraçado a todo custo, tenha certeza que suas piadas são engraçadas. Por isso conte para algumas pessoas antes.

6. Evite gírias e palavras muito difíceis. As gírias são expressões particulares de um grupo, por isso não as use. É possível que as pessoas não entendam. Além disso as gírias deixam sua apresentação com um tom simplista. Mas não faça o contrário e use apenas linguagens rebuscadas. Evite falar palavras em outro idioma. Conheça seu público e faça a sua apresentação em uma linguagem de fácil assimilação.

7. Deixe as pessoas a vontade. Os comentários e perguntas são as partes temidas de toda apresentação, mas são essenciais para saber se as pessoas estão entendendo ou se estão gostando. Por isso deixe-as a vontade para comentar.

De maneira geral é muito importante saber para quem se está falando. Não fale rápido ou devagar demais. Não grite, nem fale baixo. Use gestos e expressões para reforçar o que está sendo dito. Seja simpático para que as pessoas se sintam a vontade. Antes de se apresentar respire pelo nariz e solte pela boca para se acalmar. Não tome tranquilizantes nem bebida alcoolica, pois essas substâncias fazem com que a pessoa perca um pouco a noção da realidade.

Siga as dicas e boa sorte!


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine