Decoração: Como Decorar a Sala de Estar

Dicas para decorar a sala de estar (Foto: Divulgação)

Ao pensar na decoração, muitos idealizam cores, texturas e materiais diversos. Outros ousam um pouco mais, identificando tamanhos, reaproveitando espaços e tornando o assunto uma verdadeira festa com inúmeros detalhes a serem averiguados.

De fato, a decoração é tudo isso, más não só. A decoração não será premiada como melhor ou pior equiparada ao valor monetário ou a presença de nobres pedrarias e couros importados. A verdade é que decorar é externar os gostos e as particularidades de cada um. Os ambientes da casa se tornarão exatamente caracterizador do próprio morador. Seja alegre, ousado, metódico, roqueiro, tradicional.

O ambiente que talvez cause maiores dúvidas, seja a sala de estar, lugar principal que acolherá a todos que chegarão à sua casa. O local deve ser iluminado, arejado e sempre diz muito sobre os anfitriões. Os detalhes devem ser levados em consideração e escolhidos com cautela de maneira a conversar com os móveis, tapete, cortinas. É de bom agrado alegrar o ambiente para deixá-lo aconchegante e esta leveza pode ser obtida com flores, fotos, espelhos e cores.

Há quem goste de exclusividade e o mercado atual está pronto para atender estes clientes exigentes que podem definir tonalidades novas e aplicações de adesivos, por exemplo nas paredes assim como itens nobres: quadros, esculturas e arte contemporânea na mobília.

Para os que preferem familiarizar o ambiente, existem opções incríveis de reutilizar objetos pessoais, fazendo do vaso chinês ou até mesmo do cubo de fotos excelentes apoiadores de livros. A sala por ser um lugar em comum, deve ser espaçosa e talvez seja interessante trocar cadeiras e poltronas extras por almofadas ou pufs decorativos.

Ao contrário dos dormitórios onde é aconselhado definirmos um layout claro e neutralizado, na sala pode-se abusar de tons quentes e vivos contrapondo com as cores do sofá e molduras. O ideal é que as texturas e cores vibrantes sejam inseridas apenas em um quadrante do cômodo para evitar carregar o visual e você sempre ter opções de mudanças, sejam nos itens menores ou tonalidades de móveis. Caso prefira os tons pasteis, experimente incrementar o espaço com um grande e belo aquário que além de colorir, pode ser considerado uma gigante luminária a noite.

O importante é que seja um ambiente que você goste. Brinque com o centro de mesa em madeira ou vidro, disposto com revistas e arranjos. Optando pelo barzinho no canto da sala, deixe as garrafas, taças e frutas artificiais decorarem o espaço. Despojados, terão seu valor.

A sala pode ainda casar outro ambiente da casa, sendo o hall de entrada, a cozinha, a varanda. Dê o seu toque pessoal, unindo os cômodos, se desejar com aparadores, plantas e até mesmo cadeiras personalizadas de palha ou bambu.

Contudo, percebe-se que a decoração fala por si próprio e emite as vibrações de cada família. E é perfeitamente possível embelezar um cômodo misturando criatividade e itens recicláveis. O que tornará o ambiente agradável será a receptividade, a espontaneidade e o bom gosto. Lembrando que cada um tem o seu estilo tão próprio e cada decoração além de única é adaptável ao clima, personalidade e bolsos.


Colunista
Escritora mineira, estudante de administração e empresária. É motivada por desafios e tem paixão por escrever.

Escreveu o livro "Fonte de Milagres":
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine