Culinária:Pato no Tucupi

Prato típico

Um dos pratos típicos mais famosos da região norte é o pato no tucupi, receita herdada dos antepassados indígenas e apreciada com  gosto pelos visitantes de outros estados.

O pato no tucupi é tão regional que basicamente todo o seu preparo é feito somente com ingredientes extraídos da floresta, o que o torna ainda mais exótico e especial para os amantes da boa culinária. No estado do Pará é um dos atrativos nos restaurantes mais modernos da região, pois é o prato principal para o banquete das autoridades e celebridades que visitam o estado.

O modo de preparo é um tanto trabalhoso para aqueles sem prática, mas o resultado final vale todo o esforço. Para prepará-lo você deve assar a ave cortada em pedaços fervida no tucupi, depois tempere com alho, alfavaca e chicória até ganhar uma textura macia, após isso acrescente folhas de jambu pré-cozidas de preferência no vapor, antes de servi-lo. Junto ao prato você pode optar pelo acompanhamento simples de arroz branco ou se quiser complementar o prato apenas com ingredientes regionais, você pode optar pelo pirão feito de tucupi e farinha de mandioca, esse sim é o complemento ideal para degustar desse delicioso prato.

Ingredientes do prato

O tucupi é um sumo extraído da mandioca depois que ela é ralada e cortada manualmente pelos “roceiros” que trabalham na fabricação da farinha regional, o líquido extraído é de cor amarelada e impróprio para o consumo quando cru, pois é venenoso, por isso é preciso que o tucupi seja fervido por horas adentro para que esse veneno seja eliminado por completo, só assim então ele estará pronto para o consumo, alguns acrescentam apenas alfavaca em seu preparo, outros gostam de acrescentar outros temperos como alho, pimenta malagueta, chicória, pimenta de cheiro e até camarão.

O pato no tucupi é tradicionalmente servido na ceia de domingo do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior manifestação católica do país e considerada como um dos maiores eventos religiosos do mundo, que reúne cerca de 6 milhões de pessoas  nos cultos e procissões todos os anos no segundo domingo de outubro. Vale à pena ir conferir.


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine