Culinária: O Tambaqui Assado

Comida típica amazonense

Um dos peixes mais caros e degustados pelos amazonenses sem dúvida nenhuma é o tambaqui, que além do óleo natural bastante procurado, tem uma das carnes mais saborosas entre os peixes amazônicos, é um peixe de escamas, com nadadeira adiposa curta com raios, rastros branquiais longos e numerosos, boca prognata e pequena com fortes dentes molariformes.

O Tambaqui alcança cerca de 110 cm de comprimento total, no passado eram encontrados exemplares com até 45 quilos, mas hoje por causa da sobre-pesca dificilmente encontram-se indivíduos desse porte, mas quando isso acontece o preço cobrado pelo peixe pode variar entre 500 e 600 reais, isso quando não há briga de leilões nas feiras.

É tradicionalmente  o peixe mais vendido nas ocasiões especiais do nosso calendário, especialmente no dia das mães e dos pais, pois nessa época as famílias amazonenses se reúnem para comprar e degustar de um bom tambaqui assado, ou tomar aquela caldeirada com bastante verdura e temperos típicos da região norte.

Para se preparar um tambaqui assado, primeiramente deve-se pedir para o feirante já deixá-lo todo tradado e cortado para o preparo, isso é normal nas feiras da cidade de Manaus, o freguês pode optar em querer o peixe para assar ou cozinhar.

O preparo do peixe

comida típica

Ao chegar em casa com o peixe já cortado, lave bem com limão e em seguida abra o peixe, coloque os pimentões, tomate e cebola. Depois feche o peixe, Lembrando que o uso dos temperos regionais é indispensável na sua preparação.

Em seguida coloque no tabuleiro e cubra com papel alumínio, asse por 40 minutos em fogo alto, depois retire e regue com azeite, volte pro forno novamente e espere ficar com a aparência dourada.

Você também pode optar por vários acompanhamentos, como batata, mas sem misturar com farofa ou arroz, acrescente salada, opte por uma boa taça de vinho, ou então suco natural e deguste dessa maravilha dos rios amazônicos.

Mas se você quiser provar o tambaqui da forma regional mesmo, esqueça tudo isso e tempere o peixe apenas com sal e limão, pegue a churrasqueira do quintal e faça o fogo bem calmamente, esquentando a grelha como costumamos falar em Manaus, depois que a gordura do peixe começar a pingar no fogo, pode ter certeza que o peixe está pronto, acompanhe apenas com farinha e nunca mais esquecerá dessa iguaria.

 

 

 

 

 

 

 

 


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine