Cuidados Para Manter o Cabelo Bonito e Saudável

Quem não entra em crise existencial quando os cabelos estão com pontas duplas, ressecados ou com volume? É bem na hora que você tem um compromisso importante que aqueles fios arrepiados insistem em dar sinal de sua existência. Mas fique tranqüila! Existem tratamentos para esses tipos de problemas que podem ser feitos em casa, gastando-se pouco.

Quando as pontas duplas aparecem é sinal de que é preciso cortar o cabelo. Para evitar que elas apareçam é recomendado que se corte a cada três meses. Mas se já despontaram é preciso tratá-las.

O fio capilar é dividido em três partes. No interior do fio localiza-se a medula, que distribui minerais e nutrientes. No meio há o córtex, que traz força e elasticidade e a camada externa é a cutícula, composta por escamas que se sobrepõe. Nos cabelos saudáveis essas partes são unidas e seladas pela proteína ceramida e a gordura natural dos fios. Mas se há divisões nas pontas do cabelo deve-se fazer hidratação.

Se você está deixando o cabelo crescer e não quer cortá-lo existem algumas dicas para evitar que as pontas se danifiquem rapidamente. Porém não vão impedir que as pontas duplas apareçam, apenas irão adiar o processo.

A primeira medida para evitar o ressecamento do cabelo é lavá-los com água fria. A água muito quente pode irritar o couro cabeludo e causar feridas. Para pentear o cabelo, primeiro desembarace as pontas, depois penteie desde a raiz. É recomendado que se use pente de madeira para evitar que os fios fiquem arrepiados.

 Antes de secar, passe protetor nos fios e mantenha o secador a 15 centímetros de distância. O excesso de calor também causa ressecamento. Sempre que possível deixe o cabelo secar naturalmente.

 Nunca prenda o cabelo quando estiver úmido ou molhado. Além de criar fungos, as pontas podem até apodrecer. Para quem usa coloração, faz alisamentos ou chapinhas o mais indicado é utilizar produtos específicos para o tratamento.

Mas se você quer apenas disfarçar a aparência utilize reparadores de pontas e leave-in. Eles irão selar as pontas até a próxima lavagem. Se você realmente quer cuidar do problema a melhor medida é a hidratação.

 Como hidratar o cabelo

 A hidratação também não faz milagres, mas previne o aparecimento das pontas duplas. Mas o melhor de tudo é que podem ser feitas em casa utilizando produtos encontrados na cozinha. Para realmente funcionar não se esqueça de massagear o couro cabeludo, ficar no mínimo 30 minutos com a touca de alumínio e enxaguar com água fria até que todo o resíduo saia. Aí vão duas receitas para dar um trato na cabeleira.

 Máscara para cabelos secos e quebradiços

 Ingredientes

* Meio abacate maduro

* Uma gema de ovo

* 2 colheres de mel de abelha

 Modo de fazer

Amasse o abacate com o garfo, acrescente a gema e o mel. Misture tudo, aplique no cabelo, massageie, e coloque a touca de alumínio. Fique 30 minutos com a touca, e após esse tempo, enxágüe bem os cabelos para retirar qualquer resíduo.

 Máscara caseira para dar brilho ao cabelo

 Ingredientes

* Um copo de iogurte natural de qualquer marca

* Uma gema de ovo sem pele

 Modo de fazer

Tire a pele que cobre a gema, e misture a gema no iogurte. Aplique no cabelo, massageie e coloque a touca de alumínio.

Dicas para cuidar melhor do cabelo

 Lave o cabelo

Para cabelos do tipo oleosos é recomendado que eles sejam lavados diariamente. A alta produção de óleo precisa ser eliminada para não dar um aspecto de sujo ao cabelo. Mas nunca é demais deixar (de vez em quando) os cabelos oleosos por um ou dois dias sem lavar. A oleosidade natural faz bem aos cabelos, sem exagero. Já os cabelos secos precisam da oleosidade natural, que é produzido de uma forma mais lenta, por isso a recomendação é que sejam lavados 2 ou 3 vezes por semana. 

 Evite altas temperaturas

O calor deixa os cabelos fracos, quebradiços e com frizz quando usado em exagero. Por isso, a recomendação é usar o mínimo possível de secador, chapinha, babyliss e banho de água quente. Mas se você não consegue, seque ao ar livre. Outro cuidado básico é usar produtos específicos para cabelos, como leave-in e cremes termo-ativados.

 Uso de presilhas e elásticos

Tenha cuidado se usar muitas presilhas para prender os cabelos. Eles normalmente “machucam” os fios, levando-os facilmente à quebra. As “piranhas” e elásticos cobertos por tecido são boas opções para quem gosta de prender o cabelo. Nunca prenda o cabelo com elástico amarelo (aqueles de “prender dinheiro”), eles são os campeões de quebra.

 Não exagere nas químicas

O cabelo precisa de um tempo entre uma química e outra. Espere 15 dias entre alisar e pintar e descolorir. Tente sempre não deixar cicatrizes entre processos e outros.

 Use bons equipamentos

Use bons secadores, chapinhas, modeladores de cabelo e babyliss. Prefira os de marca que têm cerâmica e os que contém íons.


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine