Conheça o Google Buzz: GMail com uma pitada de rede social

A Google entra com tudo no mundo das redes sociais e lança uma ferramenta que se integra a praticamente todos os serviços online da empresa. Conheça o novo recurso do Gmail: o Google Buzz.

Como vai funcionar?

O Google Buzz vai se integrar ao Gmail, sendo assim, sob o link da caixa de entrada, os usuários do serviço que já tiverem suas contas migradas, podem conferir o link “ ” ao entrar no Gmail. A nova ferramenta trabalha com integração maciça aos serviços Google e aposta na interação, pois você pode compartilhar vídeos do YouTube, fotos do Picasa, mostrar onde está através do Google Maps e muito mais.

Para conhecer um pouco mais sobre o serviço, assista ao vídeo a seguir:

Cinco características

O evento começou com a apresentação das cinco principais características do Buzz:

1. Auto following: Pessoas com que você trocou ou troca emails são adicionadas automaticamente como contatos. Isso já acontece com o Gtalk.

2. Compartilhamento rápido: com a integração com o YouTube, Picasa, Flickr, Google Reader, Twitter e Google Chat, fica mais fácil compartilhar vídeos, fotos, feeds e recados. É possível até usar o “reply” do Twitter, com @ e tudo.

3. Compartilhamento público ou privado: é possível compartilhar vários tipos de conteúdo e definir se eles serão públicos ou exclusivos aos seus contatos.

4. Integração com a caixa de entrada: o que é postado no Buzz, volta para você em formato resumo por email. E o melhor, você pode continuar a conversa pela sua caixa de entrada.

5. Só coisas boas: o usuário pode usar o Buzz para aprovar ou não uma mensagem de um contato. Logo abaixo da mensagem há um botão para “gostar” ou não. Além disso, o próprio serviço recomenda postagens interessantes que combinam com você.

Onde você estiver

Além de todos esses serviços de sucesso, o Buzz vai se conectar ao Google Maps e, com uma camada especial, exibir sua posição e a de amigos ou usuários Buzz usando o geo-tagging. Sendo assim, ao acessar o serviço, ele busca por pessoas conectadas perto de você e as exibe na tela.

Ainda é possível localizar pessoas próximas ou procurar por amigos. Basta mudar a opção “Nearby” para “Following” e ver onde as pessoas que você segue estão. Vale lembrar que o Buzz está disponível apenas no iPhone e celulares com Android.

Para completar o pacote, o Google Maps sugere endereços como: restaurantes, cinemas, shoppings, bares e baladas ao seu redor. Com isso, é mais fácil acertar no convite, pois você sabe que a pessoa está perto de você e de um lugar interessante.

Tenha Calma

A nova funcionalidade do Gmail ainda não está disponível para todos os usuários. De acordo com a Google, dentro de alguns dias todos podem acessar o Buzz pelo Gmail. Além da paciência, é bom saber que o serviço não exige convite para entrar, ao contrário do Google Wave e Orkut. Portanto, tome cuidado ao receber emails com anexos ou links oferecendo convites, pois eles não existem.

Qual a utilidade?

Sergey Brin, um dos fundadores da Google, salientou na conferência que as redes sociais em geral fazem as pessoas perderem tempo. Com o Buzz será o contrário, pois ao agrupar tantas ferramentas em um só lugar, ele contribuirá para o aumento da produtividade.

🙂


Colunista
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine