Compra da casa própria: Dicas para escolher

A compra da casa própria é um sonho que está prestes a se realizar, e agora, como escolher o imóvel?
A resposta vai depender do que se procura, tem a ver com o estilo de vida que se almeja, se deseja morar no campo ou na zona urbana, se tem animais domésticos e qual o porte deles (tamanho), se tem medo de altura e fobia de usar elevador, quais os bairros em que pretende morar, entre outros . O principal é partir de um ponto, ter em mente ou detalhar as suas necessidades antes de iniciar a procura para não desperdiçar tempo com visitações que estão longe de atender as prioridades.

A idéia equivocada de que depois da porta fechada se dá um jeitinho, não funciona bem, com o tempo, tende a gerar desconforto.
Quando tiver feito uma lista determinando as questões prioritárias, comece então a pesquisa, muitas imobiliárias anunciam os imóveis com fotos, consulte também anúncios classificados na internet, muitos proprietários optam por fazer venda direta sem intermediários.
Uma vez com a lista de imóveis que lhe despertou interesse, chegou a hora de visita-los.
O ideal é convidar alguém para ir junto conhecer, mesmo que seja para residir só, uma opinião com outra visão poderá ajudar a tirar dúvidas.

Avaliando a casa:

É importante prestar atenção aos detalhes da casa, afinal, comprar uma casa não é como comprar uma roupa que pode ser trocada facilmente. Observe se na casa pela qual despertou interesse, se há alguma marca de umidade nas paredes, mesmo quando o imóvel está pintado não é difícil identificar, basta pretar atenção nas paredes numa altura de até um metro. Casa com umidade, pode gerer mofo e causar doenças respiratórias quando não tratada, em muito s casos, pode ser sinônimo de que a rua sofra com as cheias da chuva, observar se há ilfiltrações, não se deixe acreditar que logo tudo se resolverá.
Outro detalhe interessante, veja se a casa é geminada, melhor dizendo, se está colada a outra casa, se sim, então é bom saber que tipo de imóvel tem ao lado, se for um bar por exemplo, pode ser que tenha que conviver com o barulho, principalmente para quem tem criança e idosos em casa.
Se possível, consulte a vizinhança quanto ao abastecimento de água, saber se o fornecimento é devidamente fornecido sem grandes interrupções é importantíssimo, se se tratar de um imóvel em área que possa fazer um poço artesiano, é uma caso a ser pensado, sendo que o ideal seria levar a água para ser analisada em laboratório.

Fazer uma pesquisa na rua em que pretende morar antes de comprar a casa, é bom para ter uma noção do movimento local, para isso, escolher um dia do fim de semana e um dia úitil.
Obter informações se o imóvel tem dívidas solicitando uma Certidão de Ônus Gerais, averiguar se tem hipoteca ou se está em processo de inventário.

Caso se interesse pela casa, antes de fechar negócio, chame um profissional ligado a cosntrução civil como engenheiro ou arquiteto para verificar a estrutura do imóvel e, se o problema for verba para contratar um profissional para essa verificação, consulte pelo menos um mestre de obra.
Em se trando de aquisição de imóveis por meio de financiamento bancário, a prórpia instituição exigirá a comprovação de que a casa ou o apartamento esteja em perfeitas condições. Para a compra de imóveis novos de primeira locação, ele precisa ter o habite-se, que é o documento de lincença para morar.


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine