Como secar roupas de forma eficiente

Grupo de 4 camisetas com cores primárias extendidas para secar no varal com fundo de céu azul

Dicas para secar roupas de forma eficiente (Foto: Divulgação)

Todo mundo tem no guarda-roupa aquela peça que por mais antiga que seja não conseguimos descartá-la, há muito tempo que cuidamos e tentamos preservar ao máximo a peça, seja ela aquele moletom que usamos até como pijama, ou aquele vestido de seda super chique que sempre “caiu como uma luva” em várias ocasiões festivas, e que parece um crime deixar que se perca.

Alguns cuidados na hora de lavar, e principalmente, secar as roupas podem ser fatores primordiais para preservação do vestuário, capaz de multiplicar o tempo de vida útil do tecido.

Esses cuidados vão desde a forma escolhida para secar, até os lugares onde estendemos as roupas na hora da secagem. Confira como não errar nesta hora e não sofrer com o “homicídio” dessa peças.

Resquício de sabão ou amaciante

Antes de qualquer coisa é preciso garantir para qualquer tipo de tecido que quando for levando a secagem, principalmente ao sol, não haja nenhum resquício de sabão ou amaciante, pois esses materiais se permanecerem nas roupas na hora de secar amarelam o tecido.

Secar à sombra

Dê preferência sempre por secá-las à sombra, uma vez que os raios solares desbotam o tecido, e enfraquecem as fibras, as peças confeccionadas em poliéster brancas possuem uma maior resistência ao sol, mas deve ser feito com prudência. Ao contrario algumas peças nunca devem ser expostas ao sol, a fim de conservar a intensidade do branco, portando esconda os vestuários fabricados com linho, viscose e nylon do sol.

Alguns tecidos merecem atenção especial na hora de secá-los:

Como secar: Lã

Nunca devem ser colocadas para secar na posição vertical, por serem tecidos mais pesados que os convencionais – ainda mais molhados – perdurá-los na vertical pode deformar o material, outra atenção especial é não centrifugar estas peças. A forma mais indicada para secagem é na posição horizontal sobre uma base sólida, como uma bancada por exemplo.

Como secar: Algodão

Por serem mais resistentes podem ser “penduradas” na vertical mesmo. Camisetas, camisas pólos e sociais devem ser presas pelos ombros, permanecendo com o corpo pendente, outra dica é colocar essas peças para secar dependuradas já no cabide, o que diminui a possibilidade de deformação do tecido.

Como secar: Seda

Para as peças de seda, considere a obrigatoriedade se secagem em ambientes ao alcance de luz, também podem ser dependuradas já nos cabides, ao prendê-la com pregadores de madeira verifique previamente se não rebarbas que possam danificar o tecido.

Como secar: Couro

Nunca deverá ser exposta ao sol, a exposição deste tecido ao sol causa o ressecamento ao ponto de causar fissuras que podem danificar definitivamente a malha, além de mudança na cor do couro. Roupas de couro também não podem ir à secadora, quanto ao posicionamento da secagem podem também ser pendurados na vertical, e em casos de uso de cabide, garanta que esteja no tamanho ideal da roupa, caso contrário poderá causa deformação nos ombros, principalmente nos casos de jaquetas.

Como secar: Tecidos Sintéticos

Não há muita ressalva quanto a este tipo de vestuário, podem ser penduradas na posição
vertical normalmente, mas também devem evitar que sejam expostos diretamente a raios
solares.

Como secar roupa em dia chuvoso

Uma forma paliativa indicada para secagem de roupas em dias chuvosos, principalmente para quem mora em espaços pequenos como apartamentos, e não possui uma secadora é usar um ventilador para secagem. Para isso; pendure as roupas bem estendidas no varal e prenda-as com segurança com pregadores ou até mesmo em cabides. Feito isso coloque um ventilador ligado na potencia máxima abaixo do local onde as roupas estão estendidas e deixe por algumas horas; as roupas, após a secagem sairá ao ponto de passagem, e o meu pode ser feito com as toalhas de banho.

Não utilize ferro para secar

Outra dica importante é: Não utilize ferro e passar para secar uma peça de roupa que você por ventura esteja com pressa para usar, além de degradar a peça, deixa aquele cheiro não muito agradável que só lavando novamente para resolver.


Colunista
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine