Como otimizar um artigo (post) para site ou blog e gerar mais visitas

Saber como otimizar um artigo escrito para um site ou blog, vulgo post, é parte importante para seu texto ficar bem posicionado no Google e assim conseguir mais leitores.

Otimizar um post é usar uma mescla de estratégias que facilitarão o Google incluir sua página em uma pesquisa feita por um usuário. Quanto melhor otimizado, melhor posicionamento alcançará nos resultados de uma pesquisa no Google, obviamente receberá visitas constantes.

Tráfego Social

O Google ainda lidera o ranking de maior divulgador na maioria dos sites na internet. Isso devido ao tanto de pessoas que ali procuram informações todos os dias: “Pizzaria no Cabral, Curitiba”. Esse é o tráfego da busca. Porém com o crescimento das redes sociais como Facebook e Twitter, e da quantidade de sites que surgem a todo momento, as pessoas tendem acessar mais aquilo o que amigos indicam. As pessoas procuram a todo momento referências para diminuir a chance de ter uma má experiência. “Qual pizzaria boa no Cabral ai galera?”. Esse é o tráfego social. O tráfego da recomendação. O boca a boca online.

E para alguém indicar seu texto é porque ele teve uma “boa experiência” lendo aquilo e por isso vai dar a referência. Essa experiência despertou algum sentimento que trouxe algo bom para o leitor. Um novo horizonte, conhecimento, sorriso, indignação, alguma coisa que vale a pena compartilhar.

Tráfego Social + Tráfego de Busca

Com minha experiência de 6 anos analisando milhares de páginas de conteúdo, seja otimizando cada palavra, vírgula, parágrafo, título ou programando o HTML da página, eu aprendi que otimizar um post requer uma combinação de fatores que não podem ser descritos em apenas um texto. A qualidade, fator número um, nem precisa ser citada, então vou focar na otimização para tráfego de busca.

Saiba porém que o tráfego de busca utiliza o resultado social para posicionar seu conteúdo. É isso mesmo. Bing e Facebook já se juntaram exatamente para isso. Google iniciou sua rede social para também coletar dados de indicação e assim personalizar resultados. Portanto qualidade é fator número um para que seu artigo seja indicado e bem posicionado.

Otimizar Título

Antes de criar um post bem otimizado é preciso analisar o assunto e extrair as principais palavras chave que você usaria na busca do Google para encontrar exatamente aquilo que vai escrever.

O título do post, a manchete, vai ser o lugar onde vai encaixar essas palavras chave que você escolheu. Lendo o título, o leitor deverá saber o que vai encontrar. É preciso ser criativo para diferenciar seu título dos outros que disputam colocação na página de resultados.

Títulos não podem ser muito curtos, nem muito longos. O Google mostra no máximo 70 caracteres.

Exemplo: você vai escrever sobre o mais novo lançamento de um aparelho para barbear de uma empresa desconhecida. Se a empresa é desconhecida e o barbeador é lançamento, você não vai focar no nome de ambos, mas sim em palavras chave estratégicas.

Errado:  “Lançamento do Presleybarba da Marionete”
Certo: “Aparelho de barba para pele sensível”

Otimizar Texto

NUNCA copie textos de outras pessoas, SEMPRE escreva você mesmo do zero, ou melhor, da sua cabeça. Apenas em caso de uma citação, e quando fizer, envie também um link para a página da onde veio.

Ter conteúdo próprio é essencial para ter relevância e a confiança do Google, que é uma máquina que só sabe contar, e um dos algoritmos para posicionar bem sua página, é ver quantas pessoas/sites/autores a indicaram.

No primeiro parágrafo é importante utilizar as mesmas palavras do título, ou pelo menos as 3 mais importantes. Seja mais esclarecedor sobre o assunto que irá tratar mesclando essas palavras que deseja que tenham mais peso na busca.

Negrite algumas palavras-chaves no meio do texto que tenham ligação com o tema tratado e que precisam de uma entonação mais forte. Se fala de perfume, as palavras Avon, Perfumaria, Shampoo e Colônia podem ser negritadas.

Separe o texto em tópicos relevantes dividindo seu artigo em partes. Utilize no tags html <h2><h3> para subtítulos e lembre sempre das palavras chave que você escolher para focar.

Otimizar Imagens e fotos

Otimizando Posts

Otimizando Posts

Um bom texto tem pelo menos uma imagem ilustrativa, não só para a informação (“uma imagem vale mais que mil palavras”), mas para não deixa-lo massante.

A imagem deve ser retirada da banco de dados livres como o Flickr e Picasa ou do próprio Google images. Assim como não se pode usar textos ou passagens de outros lugares, NUNCA utilize uma imagem de outro site ou blog. SEMPRE salve-a no seu computador e faça um upload para o blog/site que o texto será publicado.

As imagens também podem ser otimizadas, para isso SEMPRE renomeie o arquivo da foto para o título do post ou com palavras-chave que descrevem aquela imagem imaginando como buscaria no Google para encontrá-la. NUNCA utilize caracteres especiais como espaços, acentos ou ç no nome do arquivo. Os acentos são ignorados, os espaços trocados por traço e o ç alterado para c. Exemplo: foto-panoramica-sao-goncalo.jpg ou aviao-jumbo.gif

Após fazer o upload da imagem, irá aparecer diversas opções na tela. Em “Título”, “Texto Alternativo” e “Legenda” você deve colocar a descrição da imagem. Neste ponto é interessante usar o mesmo texto que colocou como nome do arquivo para ser o título, o texto alternativo e legenda, no caso você deve inserir em todos “Visão Panorâmica de São Gonçalo” (neste caso com caracteres especiais).

Em descrição você deve inserir uma rápida especificação sobre a imagem, um rápido parágrafo sobre o que ela fala. Em “URL do Link” clique em “nenhum” e depois é só inserir no post.

Otimizar tags

O WordPress e outras ferramentas para blogs pedem cadastro de tags. Não há muito o que se fazer para otimizar tags apenas inserindo conteúdo, mas escolhendo bem elas o resultado pode ser bastante vantajoso.

Não exagerar no número de tags é importante, no mínimo 5 e no máximo 15. Insira palavras-chave relativas e alternativas ao assunto do post, sempre separe por vírgulas.

Otimizar Categorias

Assim como as tags, otimizar categorias não é matéria fácil para quem está inserindo conteúdo, mas também é possível fazer bem se souber quais categorias incluir.

Marque apenas 2 ou 3 categorias no máximo, se possível crie. Escolha categorias que tenham a ver com o foco do texto. Se ele fala sobre livro, a categoria é Literatura. Se é DVD de filme de terror as categorias são Filme, DVD e Terror.

Otimizar um post pode parecer chato ou massante, mas o resultado é tão incrível que rapidamente faz qualquer dono de blog querer investir e aprender cada vez mais sobre isso. Essas são apenas algumas dicas básicas para otimização de conteúdo.

Se esse de alguma forma lhe ajudou, por favor compartilhe e/ou deixe seu comentário.


Colunista
Brasiliense com os dois pés no mundo, auto-intitula-se nômade digital. Já visitou mais de 30 países mas seu objetivo são todos até morrer. Atualmente mora numa van e viaja a Europa. Faz sites pela agência inflar.com e presta consultoria de internet e vende anúncios pela agência adireto.
3 total comments on this postComente!
  1. Show de bola. vou aplicar seus ensinamentos, dicas na produção dos meus textos.

    obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

  2. venda sua casa pelo maior preço do mercado.

  3. Cara isso me ajudo muito,muito obrigado por compartilhar sentimentos,esse tutorial me ajudo bastante brigadao Renato 😀

2 total pingbacks on this post
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