Como fazer um bom Currículo

O currículo é a sua apresentação na empresa a qual você vai se candidatar a um emprego. Por isso, ele deve ser bem sucinto, mas com todas as informações necessárias para que o contratante conheça as suas qualidades. Ele pode ter no máximo três folhas para não cansar quem vai lê-lo.

Em primeiro lugar, ele não pode estar abarrotado e muito menos, sujo. Isso dará a impressão de que você é relaxado e desleixado. Se puder, entregue-o dentro de um envelope grande para que ele não amasse.

Outro grande problema são os erros ortográficos. Tome muito cuidado com eles, revise bem o seu currículo antes de tirar cópias. Muitos contratantes nem terminam de ler o currículo caso ele encontre erros de português, que mostram a ignorância do candidato.

Seja criativo ao compor o seu currículo, mas tome cuidado para que ele não se torne muito “brega”. Papel sulfite colorido pode ser usado, mas não em cores muito chamativas. Fotos não precisam ser anexadas, a não ser que seja pedido. Apenas um tipo de letra deve ser usado e prefira os mais comuns como Arial ou Times New Roman.

Não se usa mais o título Currículo ou Curriculum Vittae na parte superior da folha. Em seu lugar, escreva o seu nome completo em negrito e com letras maiúsculas para destacá-lo. Sob ele, coloque as suas informações pessoais: endereço, telefone, e-mail, idade, data de nascimento, número de filhos e estado civil. Não se esqueça de colocar um telefone para recados com os nomes das pessoas com quem deixar o recado. Essas informações devem ser escritas com letras menores e centralizadas. Podem vir em itálico ou em negrito.

O nome e as informações pessoais devem ser destacados no currículo

O nome e as informações pessoais devem ser destacados no currículo

As suas qualidades devem ser divididas em subtítulos: Objetivos, Formação Acadêmica, Cursos Extra-Curriculares e Experiências Profissionais.

Nos objetivos, seja claro e coerente. Escreva apenas um objetivo para mostrar que você é uma pessoa decidida. Jamais preencha esse espaço com “qualquer cargo” ou o seu currículo nunca será lido. Para aumentar as opções, você pode escrever uma observação sobre outro cargo que poderá ser ocupado por você, porém, ele deve ser bem objetivo também.

Na formação acadêmica, não é necessário descrever a sua formação no ensino médio e fundamental, caso você seja graduado. São informações sem importância. Escreva apenas a sua graduação e pós, se a tiver.

Nos cursos extra-curriculares, nunca minta, ou você poderá passar por uma saia justa na entrevista. Escreva o nível a que chegou em cursos de idiomas e seja honesto. Se cursou 4 anos de inglês e não sabe falar, coloque que a conversação é básica.

Por fim, nas experiências profissionais, descreva todos os cargos que já ocupou em empresas anteriores. Se possível, coloque o telefone delas para que o novo empregador saiba mais a seu respeito. Em no máximo três linhas, descreva as suas atividades e, se a empresa não for muito conhecida, faça uma pequena resenha sobre ela, em no máximo, duas linhas. O nome completo da empresa deve ser escrito, assim como a data de sua entrada e de sua saída.

Muitas empresas aceitam o currículo pessoalmente, via correio ou e-mail, porém, algumas optam por sistemas operacionais em seus sites próprios para procurar novos candidatos. Conheça primeiro o sistema da empresa para mandar o seu currículo e não perder tempo. A prioridade do contratante é ter um candidato apto a assumir a vaga e que seja honesto e determinado. Portanto, tente passar essas qualidades pelo seu currículo.

Quanto mais sucinto o currículo, melhor

Quanto mais sucinto o currículo, melhor

 

 


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine