Como Evitar Doenças Respiratórias

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Segundo especialistas, há mais de trinta tipos diferentes de doenças respiratórias que vão desde a tuberculose, asma, fibrose cística e doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, até câncer de pulmão.

A verdade é que ainda serão necessárias muitas pesquisas para compreender integralmente as causas das doenças respiratórias, mas existem certos passos que a pessoa pode tomar para ajudar a reduzir suas chances de desenvolver a doença.

Maneiras de Ajudar a Prevenir a Doença Respiratória

1. Manter-se ativo

Caminhar, nadar ou simplesmente levar uma vida mais ativa ajudará a manter os pulmões mais saudáveis. Segundo especialistas, os pulmões são grandes órgãos que quando espalhados ocupam uma grande área do corpo humano. Manter-se ativa significa que as pessoas estão usando seus pulmões, pois o sedentarismo e a inatividade fazem com que a parte inferior dos pulmões não seja utilizada devidamente.

Não usar todo o pulmão deixa os lobos inferiores abertos às infecções permitindo que os germes ou bactérias se desenvolvam. Isto pode levar à pneumonia. Fortalecer os músculos ao redor da caixa torácica e diafragma ajuda a ventilar os pulmões, que ajuda a manter os músculos pulmonares tonificados e saudáveis.

2. Comer muita fruta e vegetais

As pesquisas científicas mostram que uma dieta rica em frutas e legumes durante um longo período de tempo pode ajudar a prevenir doenças respiratórias. Pesquisadores descobriram que as pessoas que comiam frutas e legumes que são fontes de vitaminas e minerais tinham melhor função pulmonar do que aquelas que não consumiam esse tipo de alimento.

Isso ocorre porque o corpo humano transforma as vitaminas e minerais encontrados em frutas e legumes em substâncias antioxidantes que ajudam a evitar a inflamação das vias aéreas. Esta inflamação pode levar a uma infecção, e por sua vez, doença respiratória.

3. Respirar profundamente

As pessoas podem manter seus pulmões fortes e saudáveis respirando profundamente. Os pulmões são divididos em seções chamadas lobos. O pulmão direito tem três lobos, o pulmão esquerdo tem dois. Quando as pessoas respiram muito rapidamente, como a maioria que leva uma vida agitada faz, elas só usam o fôlego dos lobos superiores e médio do pulmão, ao invés de usá-los todos.

Quando elas respiram desta forma elas também tendem a não usar o diafragma, que é um músculo tipo folha que fica na parte inferior da cavidade torácica que ajuda a bombear o ar para dentro e para fora dos pulmões.
Este tipo de respiração rápida também reduz o suprimento de oxigênio para o cérebro, causando aumento da frequência cardíaca, pressão arterial alta, tensão e ansiedade.

A respiração profunda envolve inalar profundamente pelas narinas, puxando oxigênio em todas as seções dos pulmões, o que inclui os lobos superior, médio e inferior. Envolve também usar o diafragma em sua capacidade total. A pessoa deve treinar-se para respirar profundamente, começando a praticar 15 minutos de respiração profunda duas a três vezes por semana.

4. Não fumar

As pesquisas científicas mostram que há um aumento do risco dez vezes maior de desenvolver câncer de pulmão nas pessoas que fumam. A fumaça do cigarro estimula a inflamação dos alvéolos, que são minúsculas estruturas que levam a partir dos bronquíolos o ar para os pulmões, levando a uma respiração difícil podendo causar doenças como enfisema pulmonar ou DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica, colocando grande pressão sobre o coração).

Para tratar doenças respiratórias um médico pneumologista é o profissional indicado.

Por Salete Dias


Colunista
Psicóloga graduada pela UERJ (Universidade do estado do Rio de Janeiro) e na graduação participou de pesquisas relacionadas ao processo de desenvolvimento mental de portadores de Síndrome de Down e causa da repetência em alunos. Como pesquisadora destes dois temas desenvolveu o gosto pela escrita e decidiu começar a escrever como voluntária em prol da causa das pessoas portadoras de necessidades especiais, se especializando em indivíduos portadores de déficit intelectual. Como adora pesquisar assuntos sobre temas variados, atualmente trabalha para vários sites, como produtora de conteúdos ou escritora.
2 total pingbacks on this post
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine