Como escrever uma boa Redação em Concursos

Geralmente, os concursos pedem que seja feita uma dissertação sobre alguns textos ou charges predeterminadas. A dissertação é um gênero textual que deve defender uma ideia, porém, você deve ser imparcial. Nunca use, portanto, a primeira pessoa do singular: “eu” e nem os verbos conjugados nessa pessoa.

Para começar a escrever, leia atentamente os textos que foram dados e faça uma boa interpretação deles. Reflita sobre o assunto e o interligue aos seus conhecimentos de mundo. Escolha então, o ponto de vista a ser defendido.

Uma dissertação é, geralmente, dividida em 5 parágrafos. O primeiro é o da introdução ou tese: é onde você vai colocar o seu ponto de vista e os motivos pelos quais você o defende, mas de modo resumido. Os próximos 3 parágrafos contêm o desenvolvimento. É neles que você defenderá os seus argumentos. Cada parágrafo deve ter uma ideia  descrita detalhadamente. Por fim, vem o parágrafo da conclusão ou das considerações finais. Nele, você vai concluir as suas ideias ou apenas fazer uma consideração sobre o tema.

O leitor deve ficar convencido de que o seu ponto de vista realmente é o certo, portanto, seja retórico, use de argumentos fortes e com bom embasamento. Para tanto, é necessário fazer muitas leituras e assistir a telejornais e documentários para se construir argumentos sólidos.

O segredo de se fazer uma boa redação, é ler muito.

O segredo de se fazer uma boa redação, é ler muito.

Tenha muito cuidado com erros ortográficos. Como não é permitido o uso de dicionários em concursos, quando não souber a ortografia correta de uma palavra, utilize um sinônimo. Não arrisque errar.

As ideias devem estar muito bem colocadas, de modo claro e objetivo. Não use palavras muito rebuscadas e cuidado com os pleonasmos, que tornam a redação horrível. Evite a repetição de palavras, busque sempre por sinônimos, ou o leitor pode se enjoar de seu texto.

Para escrever, não há segredos. Aprendemos a escrever usando exemplos, portanto, só é preciso ler muito para aprender como se faz. E para argumentar bem, faça exercícios simples, como tentar convencer a sua namorada a te deixar sair sozinho.

 

 


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine