Como colocar ‘Google Adsense para pesquisas’ dentro do seu blog

No post anterior eu falei das vantages de usar o Google Adsense para pesquisas em seu blog. Agora veja esse mini tutorial de como fazer isso.

No Google Adsense para pesquisa

1) Na sua conta Google, vá em Configurações do Adsense > Adsense para pesquisa.

2) No campo ‘Sites selecionados’ adicione a url do seu blog, ex: www.dicazine.com.br. Você também pode adicionar blogs ou sites que você tenha, para ajudar a promovê-lo, enviando-o tráfego.

3) Nas opções ‘Abertura da página de resultados de pesquisa’, escolha a ‘Abrir os resultados em meu próprio site’ e digite a url, ex: www.dicazine.com.br/busca (você pode escolher qualquer página, nos próximos passos criaremos a página com esse slug – /busca).

4) No ‘Local do anúncio’, acredito que é melhor selecionar a opção ‘Superior e inferior’, pois como os resultados da busca aparecerão no conteúdo de seu blog, você não terá muito espeço para colocar anúncios laterais.

5) Coloque as outras opções de acordo com o que você quer e clique em ‘Enviar e obter código’. Agora você deixa essa página aberta com os códigos e vamos instalar o plugin que fará o trabalho sujo pra nós.

No seu WordPress blog

Baixando e instalando o plugin

O plugin que usaremos será o MightySearch. Esse plugin nos ajudará a deixar o trabalho mais fácil. Então vá até a página e baixe na versão mais nova.

Depois descompacte o arquivo e faça o upload dessa página em php para o diretório de plugins no seu WordPress.

Ative o plugin e na página de configurações, você verá a aba do MightySearch. Você verá que tem dois campos para adicionar os códigos que vem do Google. Então é só copiar e colar.

Atenção: quando você colocar o Código dos resultados de pesquisa, existe um campo que define o tamanho dos resultados na sua página. Geralmente é 800. Altere esse valor para o tamanho da área de conteúdo da sua página. Aqui no Dicazine eu uso 600px por exemplo, então coloquei apenas 600 nesse campo.

Criando a página que mostrará os resultados

Crie uma página qualquer com o mesmo slug que você colocou no passo 3 logo acima. No nosso caso colocamos /busca.

No conteúdo da página, coloque o código: <!--mightysearch--> - isso irá chamar o formulário de pesquisa e os resultados. Para chamar apenas resultados, coloque <!--mightysearch_result-->, ou para chamar apenas o formulário, coloque <!--mightysearch_form-->.

Pronto acesse sua página e veja o formulário de pesquisa.

Alterando outros formulários do seu blog

Você provavelmente quer alterar os outros formulários do seu blog para que direcionem para sua nova página com os resultados do Google. Para isso você terá que mexer nos arquivos do seu template. Geralmente, então acesse o diretório do seu tema e abra a página searchform.php. Então é só substituir o formulário dessa página com o ‘Código da caixa de pesquisa‘ do Google Adsense.

Provavelmente você terá que fazer alguamas alterações nesse formulário para encaixar direitinho com seu layout. Mas ai é com você. 😉

 

Texto republicado


Colunista
Brasiliense com os dois pés no mundo, auto-intitula-se nômade digital. Já visitou mais de 30 países mas seu objetivo são todos até morrer. Atualmente mora numa van e viaja a Europa. Faz sites pela agência inflar.com e presta consultoria de internet e vende anúncios pela agência adireto.
7 total comments on this postComente!
  1. Vou lá testar, valeu. o/

  2. Olá amigo, segui seu tutorial e deu tudo certo.

    Só demorei pra customizar a caixa de busca do meu template, mas de resto foi tudo simples com o plugin que você sugeriu.

    Parabéns pelo artigo, abraços.

  3. Ai gostei e implementei ele ao meu plugin de Firefox.

    Para meus colaboradores pesquisarem.

    show mesmo.

  4. Muito bom valeu eu reaproveitei e fiz algumas mudanças e implementei num plugin ao FIREFOX.

  5. olá amigo, muito legal a sua dica, já implantei em meu blog e ficou muito show obrigado mesmo pela dica. sabe vou te fazer uma pergunta que não tem nada a ver, com esse poster, como vc colocar essa opção para as pessoas assinarem o RSS feed, isso é um plugin e só for pode me dar o seu nome para eu implantar em meu blog. obrigado desde já

  6. Valeu amigo era o que eu procurava.

  7. Obrigadoo!
    Me foi útil!

2 total pingbacks on this post
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine