Como Adquirir o Hábito da Leitura em 7 Dicas!

Leitura (Foto: Reprodução)

Leitura (Foto: Reprodução)

LER! Essa pequena palavra de apenas 3 letras costuma provocar reações diversas em diferentes pessoas. Para uns ler é um vício, uma mania incontrolável e o passatempo preferido. Para outros ler é uma tortura, um verdadeiro tédio e só é feito quando obrigatório.

Quando crianças e adolescentes recebemos uma lista medonha de livros paradidáticos que na maior parte das vezes é entediante. Clássicos com termos rebuscados tornam os primeiros contatos com a leitura algo realmente chato. Mas é possível, ainda assim, se adquirir esse hábito.

Gostar de ler não é inato, ou seja, não nasce com as pessoas, não está no DNA. Ler é um hábito, e como tal, precisa ser cultivado e praticado a fim de que se torne uma prática comum. Ninguém nasce com o hábito de escovar os dentes, aprende-se e depois de um tempo que faz falta não escovar. Um hábito praticado com afinco pode se tornar uma necessidade.

Para ajudar vocês, futuros leitores, aqui vão sete dicas que ajudam a cultivar esse hábito:

Dica 1: Comece lendo algo que goste

Ler precisa antes de tudo: ser um prazer. Então comece por temas que te interessam, que chamam a sua atenção. Se você gosta de gibi, leia isso. Se prefere histórias infantis, vá em frente. Romances, contos, crônicas, policiais, suspenses, eróticos e por aí vai, são inúmeros os estilos. Tudo é permitido, não existe um livro certo, existe o livro que te chama e você apenas se permite ir.

Dica 2: Pequenos inícios

Se você não tem o hábito de ler, nem adianta pegar um livro de 600 páginas. Você vai acabar demorando tanto que se desestimula. Com a prática você vai tomar gosto e ler mais rápido, dos pequenos passará para os maiores e assim por diante. Nada de cobranças, 200 páginas ou até 120 são tudo que você precisa no começo, depois de alçar voo, nada mais segura.

Dica 3: Uma página por dia

Crie uma regrinha básica de ler ao menos uma página por dia. Assim você logo vai perceber a necessidade de ler mais de uma e quando perceber já leu 100. Como ler é um hábito precisa ser feito diariamente a fim de se adaptar.

Dica 4: Tenha livros por perto

Essa é uma dica de ouro! Sempre que for sair, carregue algum livro consigo. Na bolsa, mochila. Livro de bolso, ou de qualquer tipo. Afinal nunca se sabe quando vai ter que ficar numa fila, num engarrafamento ou esperando por alguém. Ter livros à disposição te dará um ótimo passatempo.

Dica 5: Amigos leitores

Todo mundo tem pelo menos um amigo viciado em leitura. Aproveite isso e pegue dicas de livros, de autores. Conversar sobre livros abre os horizontes e faz com que você se sinta parte de um novo grupo. Pode ter certeza que seu amigo leitor compulsivo irá adorar te ajudar. Leitores amam falar sobre livros.

Dica 6: Explore as possibilidades

Milhares de livros são publicados no mundo inteiro o tempo todo. Então as possibilidades são infinitas. Abuse delas. Busque estilos diferentes, goste ou deteste autores, apaixone-se por personagens. Nesse mundo dos livros não existem limites. Leia quando e o que tiver vontade.

Dica 7: Abandone se não gostar

Lembra-se que ler é um prazer? Então não se obrigue a terminar um livro que achou chato. Não gostou? Abandone o livro e busque outro. Ninguém precisa ler todos os clássicos, não existem leituras obrigatórias, pois isso não é uma competição. Se alguém não gostou de um livro, pode ser que você adore. Se você não suportou outro livro, com certeza é o favorito de alguém. Ler é uma experiência completamente pessoal.

Conclusões

Essas sete dicas são apenas um empurrão para fazer surgir o leitor que temos o potencial de ser. Ler é um benefício para a memória, aumenta o vocabulário, exercita o raciocínio, amplia o conhecimento, além de ser um ótimo passatempo e proporcionar experiências únicas.

Comece! E depois de um tempo você se tornará um viciado, vai enlouquecer em livrarias, encher a estante do skoob, ter metas de leituras, ressacas literárias, sintomas de bibliomania e não conseguir mais parar. Comece!!!


Colunista
Psicóloga com atuação em hospitais e clínica. Apaixonada por livros, faz uso do seu tempo livre para escrever e trazer dicas baseadas em sua experiência como profissional. Além de possuir um blog e auxiliar pessoas do Brasil todo através dessa rede social. Fernanda é baiana, mas atualmente mora em Recife. Conheça o novo projeto dela: "Os contos sem fada"
1 comentário nesta dicaComente!
  1. Parabéns!!! Esse tema é essencial para que as pessoas cultivem um Bom Hábito: LERRRRRRRRRRR… E por falar nisso, já estou saíndo, pois preciso ler um livro maravilhosooooooooooo chamado Amor e Redenção

Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine