Chefia e liderança:Como ser um bom chefe

Ser um bom chefe é acima de tudo ser um lider, ter espírito de liderança para coordenar demais pessoas. Muitos Funcionários se destacam por serem dedicados, esforçados, dinâmicos e acabam conseguindo uma promoção por se destacarem e conseguir atrair a atenção dos patrões pelo seu perfil de comprometimento com a empresa.

Infelizmente, muitos desses admiráveis funcionários, quando recebem uma promoção para gerir um setor, nao conseguem desenvolver a função. Se antes sua competência era notória, agora está infeliz, tenso e sem conseguir comandar os antigos colegas de função, afetando a produção da empresa.

Em muitos casos, fica a imaginar como lidar com os colegas que até então, eram parceiros, saíam juntos para a diversão.

Para comandar é preciso ter um espírito de liderança e quando não, buscar dentro de si forças para desenvolver e aprender como se organizar para ser bem sucedido nesse novo desafio.

Independente de se ter ou não o que denominamos no universo empresarial de espírito de liderança, seguindo um plano de treinamento, é possível à todos desempanhar e bem, essa nova fase da vida profissional. Acreditar que só pelo fato de se conhecer e ter trabalhado na empresa nas estruturas de base, não é passaporte para se dizer que sabe o que e como fazer. Não é à toa que existem cursos de: Chefia e liderança, Como organizar seu tempo, entre outros.

É preciso saber depertar o gestor interno e como equelibar as emoções.

Torne-se um bom chefe

Chefia e liderança

O bom chefe é aquele que sabe conduzir sua equipe de modo imparcial, com seriedade e competência. Se um funcionário se apresenta para falar mal do outro, deve evitar que seja criado um ambiente de fofocas e intrigas, o empregado citado deve também ser ouvido antes de tirar conclusões pautadas em relatos que podem ser vazios e sem veracidade. Essa é uma situação que interfere em toda a equipe.

Criar metas reais e não muito longas, tem gente que só funciona a curto prazo, então, se a meta do departamento for 100, é aconselhável dividir por dia e pelo número de funcionários na equipe, lembrando sempre de elevar em um ou dois pontos, para no caso de por motivos de saúde alguém faltar. Desse modo, conseguirá atingir as metas sem que precise se irritar.

Ao conseguir sua promoção como lider, procure ler livros que abordem o tema, mesmo que seja em outro segmento, conhecer outras experiências, ajuda a tirar algumas dúvidas.

Manter a cordialidade, não gritar com os membros da equipe, premiar quando alcançarem as metas, mesmo que com simples gratificações que talvez com uma boa conversa, consiga que a empresa patrocine um almoço no mês para o vencedor, um rádio , um telefône celular ou uma quantia extra em dinheiro, essa é uma forma de proceder que desperta os empregados para uma maior motivação.

Boa Sorte!


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine