Carnaval: gastando pouco e se divertindo muito!

Início de ano é sempre a mesma coisa: muitas expectativas, lista de metas a se cumprir, promessas… e também contas a pagar, rematrícula, impostos e outras cobranças chegando pelo correio. Para quem não se planejou e simplesmente decidiu esbanjar em dezembro e estourou o cartão de crédito com presentes natalinos e abusou das economias nas férias, está em uma situação desconfortável e provavelmente deverá se ausentar das folias neste momento.

Se acaso você poupou uma parte do décimo terceiro e se preparou para os gastos com o Carnaval, seja qual for o orçamento, é possível aproveitar tranquilamente as festas como bem desejou. Se você encontra-se em uma situação crítica financeiramente, ou quer diminuir as extravagâncias para não voltar do feriado no vermelho, segue algumas dicas para curtir o carnaval gastando pouco.

Para quem quer praia, sol e água fresca, é preciso estar atento às tentações que sofremos nas areias, ou melhor, nem chegue perto delas. Ao fazer as malas já leve tudo o que irá precisar, para quando o camelô das cangas, bonés e óculos de sol chegar, você notar que realmente não necessita de nenhum destes itens. E de prevenção, não leve cartão de crédito para a praia. Muitas barracas e ambulantes já aceitam o dinheiro magnético e você não quer mais prestações chegando na fatura. Esqueça as redes que combinam com sua varanda e as sandálias bordadas com pedrarias.

Outra dica, é sempre preparar lanchinhos para a família. De preferência, nada que leve maionese ou ingredientes que possam perecer facilmente. Você não vai querer passar o feriado em um pronto atendimento por intoxicação alimentar. Frutas, Sucos naturais e até mesmo um sanduiche natural mantido em um recipiente de isopor, são excelentes opções. O interessante é que os itens consumidos em grande quantidade, de acordo com o número de viajantes, devem ser levados por você. Comprá-los em ambulantes pode até ser mais cômodo, mas o seu bolso pagara até 200% a mais por isso. Então, leve as latinhas e muito gelo. Lembre-se que é tempo de alegria e curtição, permita-se! Um sorvete, uma água de coco, um jantarzinho a dois cambem no seu orçamento.

Para driblar a logística, escolha acomodações mais distantes do centro da cidade. Normalmente os hotéis mais próximos da praia, são os mais caros. Faça uma lista e calcule o custo benefício de cada um. Para quê pagar uma diária que tem a sua disposição sauna, sala de jogos, spa, playground, sendo que você pretende ficar o dia inteiro na praia? Contraponha sempre os gastos do almoço e do jantar. Se você escolheu presentear a família com um coquetel de camarão no almoço, sugira que o jantar seja uma saborosa porção de filet com fritas. Ou ainda veja se a pousada onde se hospedaram oferece a possibilidade de você mesmo preparar refeições, normalmente tem cozinhas no apartamento ou a área de lazer onde você poderá cozinhar a sua famosa macarronada que todos gostam.

Para quem deseja passar o Carnaval se divertindo fantasiado nos blocos, pense em praticidade! Se ainda não preparou seu figurino, lembre que sentirá calor, que ficará suado e qualquer roupa muito apertada ou com acessórios desconfortáveis, o impedirá de aproveitar a festa. Se faltará tempo e dinheiro para incrementar a fantasia, que pelo menos você capriche na criatividade e faça uma máscara personalizada ou recorte e use aplicações em seu abadá. Usar um chapéu divertido ou repaginar seu vestido como uma mulher das cavernas, pode ficar incrível. Não se esqueça dos tênis. Salto alto não foi feito para essa ocasião. O seu consumo durante o evento será regrado. Como não tem a possibilidade de você levar a sua bebida, você terá que gastar mesmo. Porém existem blocos que são gratuitos ou então se contente em curtir a festa na “pipoca” e desta forma consumir um pouco mais. De qualquer forma vale ressaltar que você foi aproveitar o Carnaval com seus amigos e isso é bem melhor do que beber exageradamente e perder a memória no dia seguinte.

Outra forma de poupar no feriado de Carnaval é optar por fazer aquela viagem que você quer a tanto tempo e encontra sempre os valores de alta temporada. Existem alguns pacotes para São Paulo ou Minas Gerais que estão com até 50% de desconto para estas datas. Isso porque o fluxo de visitantes é mais baixo, então aproveite a estadia em um lindo hotel fazenda e reponha as energias.

O melhor é garantir a alegria mesmo que você não viaje. Reúna os amigos em casa, prepare drinks com frutas da época, patês de frango e presunto, afaste as cadeiras e brinque o carnaval à sua maneira. Se almeja descansar e a grana está curta para encarar uma viagem, faça uma seleção de bons dvds e delicie-se com pipoca e brigadeiro. Que tal aproveitar o momento para surpreender a pessoa amada com uma massagem aromatizada? Ou ainda dedique-se a ler a trilogia que tanto gosta ou ligue para aquele seu parente e agende uma visita para matar a saudade.

A consciência é sempre sua melhor amiga. É perfeitamente possível se divertir gastando pouco. O que não vale a pena é se endividar e comprometer seu sono para massagear o seu ego por um final de semana. Se este ano não será viável fazer a viagem que sonhou, o segredo é o planejamento para o próximo ano. Economize e realize. Dê valor às pessoas que estão ao teu lado e se alegre seja na praia ou no sofá com responsabilidade e consumos que caibam em seu orçamento.


Colunista

Escritora mineira, estudante de administração e empresária. É motivada por desafios e tem paixão por escrever.

Escreveu o livro “Fonte de Milagres“:

Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine