Avaliação e Melhora do Rendimento Escolar

Para aumentar o redimento escolar é necessário uma série de medidas que deverão ser tomadas antes e depois das aulas. Durante as aulas anote o que o professor fala e escreva com suas próprias palavras o que você entende. Destaque as ideias principais. Caso tenha alguma dúvida pergunte ao professor. Não deixe chegar em casa para tentar tirar a dúvida, aproveite a aula. 

Quando chegar em casa reveja suas anotações. Leia mais sobre o assunto e reescreva colocando títulos, tópicos e esquemas para facilitar a leitura. Uma dica é usar canetas coloridas para destacar os assuntos. Após fazer suas anotações releia-as e verifique se as ideias estão claras e entendíveis.

A vantagem de fazer as próprias anotações é que ajuda a manter a atenção e a concentração. Além disso a prática ajuda a compreender melhor a matéria e a memorizar facilmente. A outra vantagem é que nem tudo o que o professor diz está nos livros.

Mas como posso fazer meus apontamentos? Primeiro leia todo o texto e tente compreendê-lo. Leia os textos por partes e destque o que você acha mais importante. Reescreva de forma reduzida e utilize frases curtas e palavras-chaves. Depois releia o texto e tente fazer conexões. Se possível faça esquemas ligando assuntos.

Como fazer um trabalho escolar

Os trabalhos escolares devem conter introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos. Para fazer a introdução coloque quais são os objetivos do trabalho, também coloque o contexto do trabalho, como disciplina, conteúdo disciplinar, tempo e espaço. Coloque informações referentes à metodologia. A introdução não precisa ser redigida em primeiro lugar, poderá ser revista no final do trabalho. Não deve ser longa, deve estar em equilíbrio com a extensão do trabalho.

O desenvolvimento é a parte que tem mais informações e pode ser dividida em capítulos. É preciso incluir os resultados da pesquisa, registros de citações e imagens com legendas. Nessa parte você deverá desenvolver o assunto e abrir campos para dizer o que foi pesquisado, colocar suas ideias e tentar atencipar resultados.

A conclusão é o encerramento do trabalho. É nessa parte que se faz o balanço do trabalho e as conclusões. Pode-se fazer uma análise do que pretendia-se concluir e a conclução de fato. Pode-se colocar indagações e sugestões de novas pesquisas. Não precisa ser algo muito longo.

A bibliografia é o registro de todos os materiais consultados. Ela deve ser feita em ordem alfabética e feita na seguinte ordem: sobrenome, nome do autor, título do livro em itálico, número da edição, local da edição, nome da editora e data da edição. Por exemplo: SILVA, Antônio. Direito da Família. 1ª edição. São Paulo: Editora Direito, 2010.

Nos anexos devem ser colocados todas as imagens que enriquecerão o trabalho. Por exemplo: inquerítos, entrevistas, legislação, mapa, fotografia, etc.

Como planejar a rotina escolar

Faça uma planília com as matérias que você estudará durante a semana. Estude a cada três horas e depois descanse. Não esqueça de fazer pequenas refeições durante os intervalos ou tirar cochilos de 1 hora. Faça conexões entre as matérias estudas. Varie os assuntos e começe estudando o mais chato.

Durante a semana saia para arejar a cabeça. Ficar bitolado não fará você render nos estudos. Aos finais de semana leia o que você gosta a aproveite para passear. Quando não estiver estudando tente lembrar das matérias e tente colocá-las no seu dia a dia. Por exemplo, se você estiver cozinhando lembre-se das lições de química, se estiver andando de bicicleta pense nas aulas de física.

O importante é não se pressionar. Pegue leve e tente estudar tranquilo. Aproveite as dicas!


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine