3 Dicas para Aprender a Tomar Decisões Inteligentes

Decisões inteligentes (Imagem: Reprodução)

Decisões inteligentes (Imagem: Reprodução)

Evoluir na carreira profissional é o desejo de 10 de cada 10 pessoas que estão no mercado de trabalho privado. Saber estar no centro das atenções, se destacando em meio a tantos profissionais gabaritados, não é uma tarefa fácil. Porém, um fator pode mudar seu perfil, aprenda a tomar decisões inteligentes e aumente sua capacidade de garantir a continuidade positiva de sua escalada profissional.

Tomar decisões pode ser uma tarefa árdua e perigosa para muitos profissionais, porém essa área do conhecimento pode trazer grandes benefícios para você que busca e almeja cargos gerenciais e executivos.

Ao longo dessa série de artigos, veremos 17 dicas, conselhos e estratégias que poderão apoiar seu processo de tomada de decisão e elevar sua visibilidade diante dos seus colegas de trabalhos ou mesmo subordinados.

Em resumo quem toma decisão, tem certo grau de responsabilidade e sobre esse profissional recai uma série de demandas estratégicas, que por sua vez resultam em maiores recompensas financeiras. Esse profissional, geralmente, é um dos mais cobrados na organização, sofrem pressões constantes, mas detém uma variável importante em seu perfil, que se chama capacidade de fazer escolhas.

Toda essa camada de pressão, rapidez organizacional, agilidade em processos, responsabilidade interna perante colaboradores, competitividade e aumento de imprevisibilidade no cenário corporativo mundial, levam esses profissionais gestores e executivos a se qualificarem e se modelarem para tomar as decisões assertivas e o mais próximo das necessidades da organização.

Dessa forma, aprender a tomar decisões inteligentes, pode fazer uma grande diferencial em seu portfólio profissional. Leia e pratique.

Dica 1) Saiba definir objetivo e problema

Em sua grande parcela mensurável, as decisões são tomadas e são elaboradas para resolver um problema. Dessa maneira uma das primeiras tarefas para se tomar uma decisão de forma estruturada é definir o problema envolvido. Verifica-se, então, que uma decisão é um mecanismo para se atingir um fim desejado.

Dica 2) Tempo adequado

Existe um ditado popular que menciona: “tudo ao seu tempo”. Esse é objetivo desse quesito, sendo que o mais importante e sensato é tomar a decisão no momento favorável. Esse fator deve ser levado em consideração em todo o processo de tomada de decisão, para que os resultados possam ser mais eficientes. Sabe-se, no entanto, que no mundo globalizado, cada vez mais os profissionais são pressionados para tomarem decisões cada vez mais rápidas.

Nesse caso, o profissional executivo ou gerente precisa estar preparado de forma técnica e estratégica para poder atender as necessidades do negócio. Um grande alerta para essa tal pressão por rapidez em decisões, é não ser precipitado.

Dica 3) Capacidade de selecionar

O que realmente é importante para você no momento de tomar uma decisão? Ter a resposta exata à essa pergunta dentro de um processo inteligente de tomada de decisão é um elemento primordial para poder selecionar as informações que tem relevância para o contexto verificado, de informações que não irão agregar valor nenhum. Nesse caso, saiba identificar de forma correta pessoas, processos, tecnologias, fornecedores, barreiras e outros elementos inerentes ao cenário para poder tomar a decisão correta.

Assim, a grande alavanca para aprender a tomar decisões inteligentes, é na verdade um conjunto de técnicas, estudos e processos que fazem com que os profissionais executivos, gerentes e colaboradores envolvidos em decisões se destaquem em meio a grande gama de profissionais no mercado. Estabelecer e criar critérios para esse mecanismo, aumenta a capacidade de se manter ativo no mercado de empresas privadas.

Nos próximos artigos veremos os demais itens.


Colunista
Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Brasília. Pós-Graduado em Governança de Tecnologia da Informação pelo UniEURO. Atualmente é consultor em Governança de TI. Experiência na área de Administração, Gestão de Processos de Negócios, Planejamento Estratégico e Mapeamento de Processos, além de possuir vasta experiência na área de tecnologia da informação, atuando em várias organizações do mercado brasileiro.
1 link para essa dica
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine