Erros Causados por Todos os Tipos de Ilusão

Crédito às ilusões

Muitas pessoas se precipitam em dar crédito à imaginação por várias razões, uma delas é a ilusão de óptica que pode levar uma pessoa a ter uma ideia divergente com a realidade, pois o cérebro não identificando o foco visual, ou seja; a imagem imediatamente, a mente é levada a ver o que conhece ou imagina. Por tanto, a pessoa que não consegue identificar de imediato uma imagem desconhecida, logo, pode associar a uma ideia, fato ou algo ligado ao seu imaginário. O que deixa claro, segundo pesquisadores e estudiosos do funcionamento do cérebro que, a pessoa não teve a intenção de contar uma inverdade ou criar um factóide.

Entenda melhor essa questão no texto abaixo: 

Verdade ou ilusão? Anjo de Fogo em Jerusalém

Não sei o que deu nesse povo, mas muita gente acreditou que viu mesmo um anjo de fogo em uma estrada lá em Jerusalém. Agora me diz, desde quando um anjo de fogo vai aparecer cruzando uma rua toda movimentada sem motivo algum pelo qual está fazendo? Veja a nota do site que noticiou: Em uma estrada perto de Jerusalém, a caminho de Emaus, um suposto anjo de fogo apareceu em frente a um ônibus da caravana do Ap. Renê Terra Nova. Aos que acreditaram me desculpe, mas é ser aquele típico cara: “sem noção”, conhecem? E se você ainda não sabe se existe mesmo o anjo de fogo e não tem sua opinião formada, veja o vídeo:

Um vídeo desmascarando e mostrando que tudo é apenas um reflexo de que existe um anjo de fogo flamejante coisa nenhuma foi publicado, tudo não passou de engano. Há outros no You Tube.

Conclusão:

Após ler esse exemplo que de fato ocorreu em Jerusalém, fica mais fácil entender. É muito comum tirar conclusões precipitadas quando uma notícia como essa surge, a primeira impressão é de que alguém mentiu para chamar atenção ou para manipular informação. Isso pode acontecer, mas na maioria dos casos são erros causados pelo próprio cérebro do indivíduo.

Enganos e ilusões auditivas

auditiva

Esses enganos auditivos não são raros e podem acontecer em todas as faixas etárias, sendo que em pessoas idosas pode ocorrer com mais freqüência. Um dos motivos é que ao ouvir uma frase ou palavra, quando o ouvinte não conseguiu ouvir com clareza (por excesso de barulho ou por alguma deficiência auditiva) o cérebro completa a informação com o que melhor conhece. Por isso é importante exercitar a mente de maneira que tenha um vocabulário bem articulado. O resultado também é excelente para a conversação.

Como sempre, além da leitura, fazer palavras cruzadas ajuda muito. Bem, agora já deu para entender que muitas fofocas, não estamos falando do sujeito mal-intencionado, mas sim de quem se confunde; que ouve uma coisa que não tem nada a ver e logo diz que ouviu outra. Por isso é sempre bom ter certeza antes de replicar a informação.

Lembra de Ofélia do programa humorístico? Pois é, aquela só falava besteira.   

Erros ou Ilusões óticas ilusão

 

Esses são os enganos mais comuns que faz com que o indivíduo acredite no que pensa  estar vendo. Pesquisadores concluíram que o sistema visual evolui de acordo com o sistema neural. O que prova que a mente busca informações naquilo que conhece, pois essa seria sua zona de conforto, onde facilmente acessa arquivos de imagem armazenadas, considerando tanto o que vê ou viu como o que foi imaginado ou sugerido (sobre sugestão falaremos em outro artigo).

Não pense que o cérebro é tão limitado assim, esse é um grosso modo para melhor entender, pois se fosse só isso, não aprenderíamos coisas novas. Nossa capacidade de percepção se encarrega de auto produzir um mundo de cores e dimensões incalculáveis.

Outro fator interessante nessa questão de enganos é a ansiedade ou pressa desnecessária. Um bom exemplo disso é quando ao ler uma parte da frase, para se adiantar a pessoa deduz o final. São pessoas que não tem paciência para ler e com isso jogam para a mente a informação quebrada por partes. Assim fica difícil para o cérebro ser tão preciso, não é?

Então vamos exercitar a mente ao longo da leitura como deve ser, no bate-papo com os amigos, nas brincadeiras de fim de semana e sempre praticar uma atividade física – recomendada pelo seu médico.

Até breve!

Agora é com você, compartilhe com os amigos!


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
2 total comments on this postComente!
  1. Talvez por conta de fatos assim é que o filósofo Sócrates perguntava: ‘as pessoas vêem o que há no mundo? ou, há no mundo o que as pessoas vêem?’

    Um abraço!

  2. A fé em Deus nos faz realizar o impossivel e ver o invisivel! Creia!

Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine