A trajetória do Rock – parte V

Clássicos do Rock

Outro astro que surgiu na mesma época de Elvis Presley, e que talvez por ser negro não tenha tido a mesma notoriedade que o cantor de Menphis era Charles Edward Anderson Barry, mas conhecido por todos como Chuck Berry, que para muitos é o verdadeiro rei do rock.

música

Chuck Berry nasceu em 1926 em St. Louis, Missouri. Aprendeu a tocar guitarra ainda garoto, liderou um trio de blues em pequenos clubes de negros por vários anos, até que no verão de 1955 ele e o seu pianista Johnnie Johnson apareceram na gravadora de Leonard Chess, em Chicago, com uma fita demo onde haviam gravado a dita novidade, como Chuck Berry gostava de definir a mistura de Rhythm & blues com country, a música se chamava Ida red, adaptada de canções anônimas da região de St. Louis, onde nascera.

O dono da gravadora não gostou muito do estilo blues, mas decidiu comprar a novidade, pedindo para Chuck Berry deixar a música um pouco mais dançante e menos melódica, e que escrevesse uma nova letra em cima, sobre uma mulher de nome mais interessante e comercial, e é claro, pediu para que ele mudasse um pouco a tonalidade da sua voz, para parecer menos negra aos ouvidos do público, que sabiam reconhecer o tenor das vozes negras.

Foi assim que surgiu Maybellene, que graças ao talento executivo de Leonard Chess, que usando de sua influência e conhecimentos, foi logo garantindo uma massiva execução no programa mais ouvido do rádio americano, o Moondog’s rock’n’roll parties, comandado pelo DJ Alan Freed, amigo e parceiro de Leonard Chess. Não é preciso dizer que a música foi um sucesso imediato.

No Rock

Mesmo com todo o talento reconhecido, Chuck Berry vivia à sombra de outros cantores medíocres, que por serem brancos, gozavam de todo um privilégio de repertórios e equipamentos, mas isso não chegou a ser uma barreira para ele, pois Chuck Berry, além de exímio guitarrista também era um compositor muito além do seu tempo, considero um poeta desconcertado da música pop.

Após gozar do verdadeiro sucesso na mídia, Chuck Berry se tornava um rock star negro,  amava se envolver com mulheres brancas, o que era algo repugnante na época, mas elas não resitiam a sua forma peculiar de tocar guitarra, transformando assim aquele estilo de música dançante e vida sedentária  em rock n’ roll!

 

 

 

 


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine