A trajetória do Rock: Parte I

A história do Rock

No inicio do século xx, no sul dos Estados Unidos, surge uma música predominantemente acústica, influenciada pelo folclore dos colonizadores ingleses e escoceses que habitavam as regiões das montanhas Apalaches.

Esse novo estilo foi chamado de Country Music, justamente pela localização rural do estado do Tennesse. Esse novo estilo permaneceu intacto a todas as novas ondas e industrializações que até então movimentavam os Estados Unidos na época, a Country Music se tornava uma espécie de herança da colonização.

Letras simples contando a vida rural, os valores da família e até mesmo fatos inspirados nas histórias dos próprios cantores eram os temas principais das canções, e é claro como em toda a boa música sertaneja, a dor de cotovelo estava sempre presente em várias músicas.

Os instrumentos principais da country music eram o violão com corda de aço, o banjo, a rabeca e o bandolim. Em 1922 a música Sally goodin foi gravada por um tocador de rabeca chamado Eck Robertson, e essa é tida como a primeira gravação de country music da história.

Rock, o novo ritimo

Mas o ritmo só predominou mesmo com a ajuda de um programa de rádio em Nashville, chamado Grand Ole Opry, que apresentou ao publico da época grandes nomes do gênero, dando a Nashville a fama de ser o principal celeiro de country music do mundo, e até hoje o ritmo é o mais popular por lá, onde Lady Gaga, Beyoncé e JustinBieber talvez nem sejam conhecidos.

Próximo a Tenessee, no estado vizinho de Kentucky, surge no inicio dos anos 40 um novo estilo derivado da contry music que foi batizado de Bluegrass, com predominância harmônica do banjo, para tentar manter as raízes do contry music intacta, já que nessa época os cantores da coutry music estavam começando a partir para outros estilos e descobertas, onde o banjo e o violão estavam sendo  substituídos pela bateria, o contra baixo e pela guitarra elétrica, que começam a atrair a atenção do público.

Daí então surge um novo movimento denominado honky tonk liderado por Bill Monroe e seguido por décadas pela dupla Lester Flatt e Earl Scruggs. Cabarés e muito álcool eram a principal fonte de inspiração do honky tonk.

 

 

 


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine