A “radical” Brotas

A cidade de Brotas, no interior de São Paulo, conta com inúmeras cachoeiras e paisagens naturais formadas pela Mata Atlântica. É um lugar ideal para quem gosta de aventuras, pois os esportes radicais estão por todos os lados. Brotas é uma cidade pequena, com pouco mais de 20 mil habitantes e seu relevo é formado por cuestas basálticas, espécies de degraus que podem chegar a até 200 metros de altura. Em conjunto com as cuestas, os mananciais hídricos formam o que os aventureiros mais gostam na cidade: grandes quedas d’água, que vêm tanto do Rio Jacaré Pepira quanto do Rio do Lobo.

Há muitos hotéis e pousadas para se ficar em Brotas, e seus habitantes são muito receptivos. Os restaurantes também oferecem boa comida por um bom preço. A cidade está repleta de agências e operadoras de esportes radicais aquáticos. Elas são especializadas em oferecer seus serviços com muita segurança. Elas também vendem os vídeos e as fotos tiradas durante todo o trajeto. São muitos os esportes praticados em Brotas, será que você teria coragem?

 

Rafting

É o esporte mais procurado em Brotas. Até 7 pessoas mais o instrutor sobem em um bote inflável e descem corredeiras enormes do rio Jacaré Pepira, com quedas de até 3 metros. As operadoras emprestam coletes, capacetes e remos aos esportistas. O trajeto dura em torno de duas horas e meia. Antes de subir no bote, os praticantes recebem instruções de como se comportar em diversas ocasiões. A cada 5 botes, há um caiaque salva-vidas. Em Brotas, o rio alcança os níveis III e IV, em uma escala que vai de I a VI. É muito radical!

Rafting

Rafting

 

Acqua-Ride

Para descer a corredeira, é usado um bote individual de rápido deslizamento. Os praticantes deitam-se de barriga sobre ele e descem rapidamente o rio Jacaré Pepira. Os equipamentos de segurança como capacete, colete, caneleiras e luvas são fornecidos pelas operadoras e a cada 5 participantes, há um instrutor. Há dois níveis: o básico, feito em corredeiras tranquilas e o radical, feito no curso médio do rio, com quedas mais fortes.

Acqua-ride

Acqua-ride

 

Bóia-Cross

É um passeio divertido e radical sobre uma bóia. Ele é feito individualmente e é feito nas corredeiras do rio Jacaré Pepira. Existem dois tipos: o bóia-cross comum, com o trajeto de uma hora de duração, que pega quedas leves e o radical, que é feito no nível médio do rio, para quem prefere aventuras. Todos os participantes recebem coletes, capacete e instruções antes de embarcarem nessa aventura.

Bóia-cross

Bóia-cross

 

Canoagem com caiaques

Esse esporte demanda experiência anterior. O praticante desce a corredeira sobre um caiaque e, como ele é leve, acontece bem rápido. Como o praticante é experiente, a prática pode ser feita junto com outras modalidades como rafting e bóia-cross. Capacetes e coletes são fornecidos pela operadora, além das instruções iniciais. Também há os níveis básico e radical.

 


Canoagem

Canoagem

 

Canyoning

É a técnica de se descer de um cânion e suas cachoeiras utilizando uma corda de aço, que é o rapel. Ela pode durar até 3 horas, dependendo do número de praticantes. Há também a variante Cascading, que é a descida de uma cachoeira, geralmente com trilhas de fácil retorno. A cadeirinha com o mosquetão e o capacete são fornecidos pela operadora, além de instruções com um breve treinamento em uma plataforma de madeira.

Canyoning

Canyoning

Além desses esportes radicais praticados na água, há outros como o trekking, que são as trilhas, as cavalgadas, a escalada indoor, os quadriciclos, as tirolesas, os vôos de trike e as mountain bikes. Brotas agrada a qualquer tipo de esportistas, principalmente àqueles que são loucos por esportes radicais!

 


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine