A Microfisioterapia – A Auto-Cura do Organismo

A Microfisioterapia é uma técnica relativamente nova e se assemelha à Homeopatia, porém, sem o uso de remédios. A sua principal função é fazer com que o próprio corpo aprenda os mecanismos para se curar. Ou seja, ela promove uma auto-cura do organismo.

Criada pelos franceses Daniel Grosjean e Patrici Bénini, a sua formulação aconteceu na década de 70 através de experimentos ligados à filogênese e à embriologia. Então, nos anos 80, surgiu o nome Microkinesitherapie. No Brasil, a técnica só chegou em 2003, mas já há vários especialistas na área.

O profissional habilitado para fazer o tratamento é o fisioterapeuta, pois ele tem profundos conhecimentos da anatomia humana. A técnica baseia-se na crença de que doenças mal curadas criam cicatrizes no organismo. Desse modo, através de micropalpações, os especialistas descobrem essas cicatrizes patológicas, que causam os sintomas da doença. Assim, eles realizam movimentos como se fossem os agentes agressores tentando invadir o corpo novamente. Dessa vez, porém, o sistema imunológico conseguirá se livrar desses invasores. Então, começa o processo da auto-cura. Para isso, a microfisioterapia utiliza dois preceitos da Homeopatia: a cura pelo semelhante (reproduzindo a agressão) e pelo infinitesimal (através da micropalpação).

A Cicatriz Patológica

O agente agressor, causador da doença, não foi eliminado eficazmente pelo sistema imunológico quando atacou pela primeira vez. Então, ele continua atrapalhando o bom funcionamento das células e ainda causa os sintomas, pois ele continua guardado na memória dos tecidos cutâneos. Por isso, a microfisioterapia vai procurar por essas cicatrizes para eliminá-las. Nem sempre a cicatriz se encontra no local em que o sintoma é manifestado, isso porque alguns órgãos afetados manifestam sintomas em outros lugares.

A Micropalpação

Para encontrar a cicatriz patológica, o profissional vai fazer micropalpações por todo o corpo do paciente. O local atingido pelo agente agressor tem menos vitalidade e, portanto, pode ser sentido pelo especialista bem treinado. A micropalpação é feita com as duas mãos do fisioterapeuta, que leva uma mão em direção a outra em espaços pequenos do corpo. Porém, o importante é o que ele acha entre as duas mãos, e não sob elas. Se a pele entre as mãos tiver pouca vitalidade, a cicatriz encontra-se nesse local.

A microfisioterapia proporciona o relaxamento e a auto-cura

A microfisioterapia proporciona o relaxamento e a auto-cura

A Auto-Cura

Todo ser vivo é capaz de fazer a autopoiese, ou seja, de se curar com a auto-gestão e a auto-correção. É por isso que acontece a cicatrização e a imunologia, sem que façamos nada para que ocorram. E isso acontece porque o corpo é capaz de reconhecer o agente agressor e agir contra ele. No entanto, quando o agente é mais forte, acaba por se instalar no corpo, causando uma cicatriz. Com a técnica da microfisioterapia, o profissional vai atacar novamente o organismo como se fosse esse agente e vai ensinar o sistema imunológico a se defender desse ataque, livrando-se desse inimigo.

As Sessões

Para que o corpo aprenda a se defender, são necessárias, geralmente, 3 sessões. Elas devem ser feitas com espaçamento de no mínimo 20 dias para que o organismo vá se acostumando a se defender das agressões. Há pessoas que se sentem cansadas após a sessão, mas isso é normal, pois o corpo está passando por um processo agressor. Cada sessão dura, em média, de 30 a 45 minutos. O paciente fica deitado e o fisioterapeuta começa a fazer as micropalpações até encontrar as cicatrizes causadoras da patologia.

A microfisioterapia utiliza a microapalpação para encontrar a cicatriz patológica

A microfisioterapia utiliza a microapalpação para encontrar a cicatriz patológica

Indicações

A Microfisioterapia é indicada para diversos tipos de doenças musculares, alterações hormonais, problemas urogenitais, cólicas, dores de cabeça, problemas respiratórios, de pele ou psicológicos como depressão, fobias, déficit de atenção, ansiedade, agressividade entre outros.

Para encontrar um microfioterapeuta perto de sua casa, acesse o site http://www.microfisioterapia.org/index.php?option=com_comprofiler&task=usersList&listid=2&Itemid=24&limitstart=30.


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine