6 Maneiras de Estudar

Dúvidas sobres o aprendizado

O aprendizado constante é sem sombra de dúvidas um dos pilares do sucesso de qualquer pessoa. A capacidade de aprender nas mais diversas situações vem sendo cada vez mais uma qualidade que empresas e organizações buscam. Porém esta não é uma capacidade inata, é uma capacidade que se aprende, se desenvolve e se forja através de experiências.  Maneiras de aprender existem muitas, para as mais diferentes situações. Neste texto irei focar na capacidade de estudar. Afinal estudar é o primeiro passo para o conhecimento.

Estudar (Reprodução)

Estudar (Reprodução)

Vamos as dicas:

1. Leia todo o Assunto

Ao iniciar um assunto você deverá fazer uma minuciosa leitura inicial, para que você consiga ter uma ideia do contexto geral. Esta leitura tem de ser feita de maneira tranquila e com o objetivo de assimilar as ideias gerais.

2. Faça um Resumo:

Agora que você tem uma ideia do contexto geral, faça um resumo geral, abordando o que você entendeu de sua primeira leitura. Este resumo não tem de ser muito extenso, afinal seu objetivo é demonstrar o que já foi assimilado.

3. Imagine-se Explicando este Assunto

Esta é uma boa maneira de se aprender um conteúdo, pois ao montar uma explicação para tal assunto você acaba compreendendo os detalhes. Além do mais, procurar estratégias para explicar tal conteúdo, deixará os assuntos mais claros.

4. Leia o Assunto em Voz Alta

Quanto mais sentidos são estimulados, mais facilmente o novo conteúdo é assimilado. Como você já usou o tato (escrever) e a visão, ler em voz alta utiliza a voz e a audição, dando novos estímulos ao cérebro.

5. Faça Mapas Conceituais

A maioria dos assuntos é interligada entre si, assim sendo montar um mapa conceitual é uma maneira muito útil e simples de formar os conceitos necessários. Monte um mapa com as principais ideias do texto interligando-as para formar um contexto geral.

6. Crie Imagens Mentais

Criar imagens para assimilar um conteúdo mais complexo é uma ótima maneira de se recordar de algo mais difícil. Para cada ideia crie uma imagem mental que o faça lembrar-se do contexto geral.

 

O aprendizado é algo muito pessoal, pois as pessoas aprendem de diferentes maneiras. Cabe a você leitor encontrar qual é a sua melhor e mais eficiente maneira de aprendizado. Mas lembre-se que nenhuma destas técnicas é eficiente se for utilizada esporadicamente, sem boas horas de prática. Afinal estudar e montar uma teia ampla de conhecimentos requer muita DISCIPLINA!


Colunista
Sandro Lenzi, professor de educação física na rede municipal de Indaial Santa Catarina, autor do blog, somniacoach.blogspot.com, colunista dos sites timbonet.com.br, e acontecendoaqui.com.
1 link para essa dica
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine