6 Dicas Para Manter a Produtividade

A produtividade é hoje um dos maiores entraves para o desenvolvimento pessoal e empresarial. Por exemplo, em nível de Brasil, a produtividade do trabalhador brasileiro é 4 vezes menor do que dos trabalhadores de países mais desenvolvidos.

6 Dicas Para Manter a Produtividade (Imagem: Reprodução)

6 Dicas Para Manter a Produtividade (Imagem: Reprodução)

Para lidar com isto, existem algumas técnicas para que você produza mais e tenha mais tempo livre. Afinal produtividade não é apenas produzir mais, é produzir mais em menos tempo para ter mais tempo para você e sua família.

Vamos a algumas dicas:

Dica 1 – Faça um planejamento diário, deixando espaços para imprevistos, pois eles sempre podem acontecer. Neste planejamento você deve estipular um tempo para a execução destas tarefas, e fazer o possível para respeitar estes tempo pré-determinados.

Dica 2 – Faça primeiro o mais importante e urgente: Isto parece meio óbvio, mas a maioria das pessoas tendem a deixar algo que não gostam para fazer depois, mesmo que isto seja urgente. Faça e depois desfrute da sensação de tranquilidade.

Dica 3 – Organize-se para ler e responder seus e-mails no máximo 4 vezes ao dia, para não passar o dia com isso, e esclareça isso para seus contatos: afinal se você tem um grande volume de e-mails é bem provável que isto lhe consuma grande parte de seu tempo. Faça isto e esclareça para seus contatos para evitar futuros incômodos.

Dica 4 – Use seu dia em blocos de tempo, dando um tempo de 10 a 15 minutos a cada 2 horas para espairecer: Produtividade depende muito de como você está. Se você não tiver pequenas pausas para espairecer, andar um pouco, é bem provável que você produza menos, afinal ninguém é uma máquina e todos nós precisamos esfriar a mente um pouco.

Dica 5 – Somente use ferramentas de entretenimento (Facebook, sites de notícias, blogs) que não dizem respeito ao seu trabalho, quando tiver terminado suas tarefas mais urgentes, ou em seu tempo para espairecer. Sendo que estas tarefas sempre tem de ter um tempo pré determinado para terminar. Estes sites sem sombra de dúvidas são os maiores causadores de procrastinação entre as pessoas. Controle sobre eles é essencial, pois caso contrário você acaba perdendo um tempo precioso com ferramentas não necessárias ao seu trabalho.

Dica 6 – Encontre seu melhor horário: existem pessoas que produzem mais na parte da manhã, outros na parte da tarde, alguns a noite ou até mesmo na madrugada. Cabe a você identificar quando você produz melhor e tentar usar este tempo para suas atividades laborais. Se você é funcionário de uma empresa, provavelmente não poderá escolher seu horário de trabalho. Neste caso use este horário de produtividade para seu desenvolvimento pessoal.

Técnicas de produtividade existem aos montes, porém nenhuma delas funciona separada da disciplina, pois é através dela que ser mais produtivo se tornará um hábito. Afinal você pode fazer o que quiser, basta ter disciplina!


Colunista
Sandro Lenzi, professor de educação física na rede municipal de Indaial Santa Catarina, autor do blog, somniacoach.blogspot.com, colunista dos sites timbonet.com.br, e acontecendoaqui.com.
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine