6 Características dos Competentes

Competência (Foto Boston.com)

Competência (Foto Boston.com)

Quem busca sucesso profissional, sabe que ser competente é o primeiro passo. Mas afinal o que é ser competente? Qualquer pessoa pode ser?

Competência pode ser definido como quem obtém resultados no menor tempo e com a menor quantidade de recursos possível. Competente também é quem multiplica conhecimento pela habilidade de realizar e pela atitude, que é o “querer fazer” algo.

E para que você busque ser competente, sim busque, pois competência não à algo estático, mas sim algo que se busca diariamente, existem algumas características que são encontradas em todas as pessoas competentes. Eis algumas delas:

DETERMINAÇÃO: Ponto comum em qualquer pessoa de sucesso. Determinação pode ser considerada algo fundamental, pois sem sermos determinados, somos levados pela correnteza, pela mediocridade, pelo rebanho. E quem é competente é diferente, busca o que os outros não buscam, faz o melhor com o que tem, independentemente das adversidades.

PREPARO: Todo competente é bem preparado, busca sempre preparar-se melhor, buscando novas técnicas, novos conhecimentos, novos métodos.

AUTO-CONFIANÇA: Como a pessoa competente é desafiada diariamente (afinal geralmente os medíocres querem vê-lo fracassar) ela tem de confiar em seu potencial, se autoconhecer e principalmente saber que se ele não sabe algo, pode aprendê-lo. Saber disto é fundamental a qualquer competente.

APRENDIZADO CONSTANTE: Se você não aprende, para de crescer. E crescimento você tem de buscar para ser competente, para se destacar em sua atividade laboral e na vida. Pois sucesso apenas no trabalho não é sucesso. Se você sacrifica sua família para ser competente, não o está sendo.

DISCIPLINA: E aí lhe pergunto, como ser competente sem sacrificar os outros campos de sua vida? A resposta consiste em uma palavra: Disciplina. Se você tem disciplina e foco, será mais produtivo, e sendo mais produtivo, terá mais tempo para outras atividades importantes.

ATITUDES: O profissional completo reúne o que se chama de CHA (conhecimentos, habilidades, atitude),e talvez esta seja a tríade do sucesso e da competência. Pois de nada adianta você ter conhecimento, sem ter habilidades desenvolvidas, e não adiantam habilidades sem conhecimento e assim por diante.

Existem alguns outros fatores que são importantes, mas com certeza se você fizer estes funcionarem em seu dia a dia, com certeza você já terá trilhado um belo caminho para tornar-se um profissional competente e reconhecido. E a partir daí poderá usufruir dos frutos de ser alguém que buscou ser diferente, e que terá resultados diferentes.


Colunista
Sandro Lenzi, professor de educação física na rede municipal de Indaial Santa Catarina, autor do blog, somniacoach.blogspot.com, colunista dos sites timbonet.com.br, e acontecendoaqui.com.
1 comentário nesta dicaComente!
  1. artigo muito bom, pois mostra todas as caracteristicas que devemos ter para ter sucesso na carreira.

3 total pingbacks on this post
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine