5 Empresas Brasileiras que dão Exemplo na Hora de Blogar

Blogs Corporativos

Bem, blogs corporativos já deram o que falar não somente na blogosfera como em todo os outros tipos de mídia. Existe inclusive um livro e blog do Fábio Cipriani que comenta da importância de empresas terem seus blogs, e não somente terem, mas levarem a sério e fazer diferença com eles.

reprodução

reprodução

E aproveitando a idéia do SitePoint, eu vou deixar aqui minha opinião de empresas que ao meu ver estão dando exemplo na hora de blogar no Brasil. PortoFácil – empresa de hospedagem do blogueiro Janio Sarmento. O blog não somente gera muita discussão, informação, como atrai a concorrência a querer links em seu blog. Claro – empresa de telecomunicações (telefonia celular). O recêm lançado blog da Claro trás dicas, informações e muita discussão em suas postagens. É interessante que eles fazem questão de responder todo comentário feito no blog. Foram a primeira do seguimento a inovar e acredito que foi uma ótima sacada. SimplesCidade, Philips – blog da empresa Philips, que é um apanhado de dicas para facilitar sua vida nas grandes cidades. A idéia tem tudo a ver com o que a empresa prega, que é deixar tudo mais simples e intuitivo. O blog pode não estar relacionado com os produtos da Philips, mas é uma ótima forma de ligar o perfil da empresa com a necessidade de seus clientes. Eu uso a Cuca, Carrefour – blog da rede de mercados Carrefour. Cuca significa, Consumidores Unidos Carrefour. O blog é realmente um canal entre consumidores e Carrefour. Além de dicas para diversos fins, o blog tem o SAC, que é quem responde comentários e perguntas individuais de cada consumidor. Locaweb – empresa de hospedagem. A Locaweb dá exemplo na hora de blogar com seus 6 blogs. Pra eles, apenas o blog corporativo não foi suficiente, eles foram mais longe e criaram outros 5 b l o g s. E o melhor é que todos são muito bem atualizados e com informações bastante úteis. De fato existe muitas outras empresas ai blogando (eu visitei pelo menos 40 blogs corporativos), mas o meu critério de escolha foi baseado na interatividade que os blogs dessas empresas tem com seus consumidores, frequência de postagem e relevância dos assuntos tratados ligadas ao perfil da empresa. Creio que são pontos básicos para se ter um blog corporativo de sucesso. E você que pretende criar um blog pra sua empresa, um bom lugar de começar é ler blogs de outras. Assim você poderá analisar diferentes maneiras de interagir com seus consumidores de maneira sutíl, honesta e criativa.

Texto republicado


Colunista
Brasiliense com os dois pés no mundo, auto-intitula-se nômade digital. Já visitou mais de 30 países mas seu objetivo são todos até morrer. Atualmente mora numa van e viaja a Europa. Faz sites pela agência inflar.com e presta consultoria de internet e vende anúncios pela agência adireto.
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine