5 Dicas Para Você Praticar Exercícios Físicos

A prática regular de exercícios é algo fundamental para o bom funcionamento de seu corpo, isso é fato e você sabe muito bem disso. Porém inúmeras pessoas tem dificuldades em manter uma prática constante de exercícios, o que acaba causando uma desmotivação. As causas são muitas para isto, como por exemplo a falta de tempo, de locais adequados para a prática, falta de motivação, preguiça entre outros. Para lhe ajudar vou dar algumas dicas que podem ser bem úteis, principalmente se você tem dificuldades em manter a regularidade de exercícios físicos. Vamos as dicas:
  1. Tenha um Objetivo em Mente: Sem um objetivo prévio fica difícil manter uma rotina de exercícios. Exercitar-se pelo simples fato de manter a saúde geralmente não é o suficiente, principalmente para pessoas aparentemente saudáveis. Para não cair nesta armadilha, tenha algum outro objetivo bem definido. Este objetivo pode ser emagrecer, percorrer uma determinada distância, ou qualquer outro objetivo que o mantenha motivado. Mas lembre-se que objetivos tem de estar atrelados a prazos. Se você busca por exemplo perder 5 quilos, tem de dar um prazo para isso, por exemplo 2 meses. E de preferência conte isso para alguém de seu convívio diário e peça para esta pessoa lhe cobrar. Isso provavelmente irá acabar com sua desmotivação e acabará incrementando o exercício físico em sua rotina.
  2. Encontre uma Atividade que Você Realmente Goste: parece óbvia esta dica, mas muitas pessoas insistem em praticar atividades que não gostam realmente. Isto fica muito claro quando frequentamos alguma academia. Neste tipo de ambiente o que não faltam são os “atletas de fim de semana” ou então os “atletas de verão” pessoas que se exercitam apenas quando querem, sem uma regularidade e geralmente apenas quando sua rotina favorece isto. Para você não se tornar um destes, encontre algo que realmente lhe de prazer, leia sobre atividades diferentes, seus benefícios e então busque praticá-la com regularidade.
  3. Faça Exercícios com Outras Pessoas: Se exercitar em grupo é uma ótima maneira de manter a atividade regular. Participar de um grupo de corrida, de ciclismo, ou de qualquer outro esporte é um fator muito importante para você manter sua motivação. Sem falar que o convívio social com estas pessoas também pode ser muito agradável. Una as duas coisas.
  4. Faça Atividades Diferentes: faça atividades que se complementem, que mudem sua rotina. Por exemplo, corra e malhe na academia (em dias diferenciados), ou jogue futebol e ande de bicicleta. Mesclar as atividades é uma excelente maneira de você não ficar enjoado e desmotivado.
  5. Faça do Exercício uma Prioridade: Se você não colocar o exercício como uma prioridade em sua vida, nunca conseguirá manter uma prática regular. Pois diversos imprevistos e compromissos aparecem a todos os instantes, e cabe a você dar prioridade ao que realmente é importante para você.
     

    Reprodução

    Reprodução


Colunista
Sandro Lenzi, professor de educação física na rede municipal de Indaial Santa Catarina, autor do blog, somniacoach.blogspot.com, colunista dos sites timbonet.com.br, e acontecendoaqui.com.
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine