5 Dicas Para se Sair Bem Após a Faculdade

Graduado (Foto: Reprodução)

Enfim, formado. Mas e agora? (Foto: Reprodução)

Entusiasmados, inteligentes, dispostos e perdidos. Este é o perfil de muitos jovens recém-graduados. O mercado assusta, a concorrência afunila e a ansiedade atrapalha. As oportunidades existem, mas as exigências são tantas que por vezes minam o talento de promissores profissionais. Não é incomum vermos publicitários desempenhando funções de atendimento em centrais de telemarketing ou administradores como operadores de caixa e assim por diante. Não que tais funções os desabonem, ao contrário, todo trabalho é digno. Mas sejamos coerentes: isto é um grande desperdício de talento.

Pensando nisso elaboramos cinco dicas para ajudá-lo a alavancar sua carreira.

Não custa tentar. Experimente:

Dica 1.

Do céu só espere chuva: Não fique parado. Visite agências de empregos, vasculhe sites, leia anúncios em jornais, bata em várias portas e com certeza alguma se abrirá. Mas não se iluda: esta nem de longe será uma tarefa fácil. Seja persistente, pois nisso consiste a principal virtude dos vitoriosos.

Dica 2.

Se desejar o norte, não caminhe ao sul: Tenha bem definido o que você realmente quer fazer na vida. Não perca o seu foco e nem mude a direção dos seus sonhos. Não se esqueça: você é o que quer ser. Organização e planejamento; este é o segredo do sucesso.

Dica 3.

Sempre há algo para se aprender: Nunca pare de estudar. Seja um curioso irremediável. Leia mais um livro e depois de lê-lo leia outro e mais outro… Faça cursos de aperfeiçoamento e recicle-se sempre que possível. E se a “grana” estiver curta não se prenda. Existem várias instituições governamentais e privadas que oferecem ótimos cursos gratuitos onde se podem adquirir valiosos conhecimentos para dar um upgrade na carreira. Palavra de ordem: “De tudo o que sei só sei que nada sei.” (Sócrates).

Dica 4.

Um bom currículo é um ótimo começo: Elaborar um currículo assertivo é um grande passo. Mas o que fazer quando se está iniciando em uma carreira e, portanto, sem tantas experiências? Neste caso uma boa dica é você criar uma oportunidade de mostrar na prática aquilo que você é capaz de fazer. Crie um blog, produza um vídeo, enfim, promova alternativas para que você possa mostrar as suas habilidades e as inclua junto ao seu currículo. Isto o tornará mais interessante aos olhos de possíveis empregadores.

Dica 5.

Networking: Crie a sua rede de relacionamentos. Não tenha receios de se expor para pessoas que podem lhe ajudar. Muitas vezes um bom contato faz toda a diferença para a conquista do seu lugar ao sol. Você pode começar a sua rede de contatos na própria faculdade. Mostre aos seus professores e para outras pessoas de influência que você é especial e que merece um olhar diferente.

Estas são algumas dicas que separamos para você e junto a elas também esta toda a nossa torcida. Acredite nos seus sonhos! Eles são a base que lhe impulsionará para um futuro de grandes realizações.

Vá em frente e boa sorte!


Colunista
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine