5 dicas na hora de adotar um animal de estimação

É muito difícil quem não adora um gatinho, cachorrinho, passarinho e muito mais. Animais de estimação principalmente os filhotes fazem toda a diferença.

Abaixo deixo 5 dicas para quem esta interessado em adotar um bichinho de estimação.

1° Que tipo de animal escolher?

Faça um consenso na família para saber qual animal escolher, normalmente o cachorro e o gato são os preferidos, porém sempre há uma infinidade de opções como as variadas aves, tartarugas, até os mais exóticos animais como as aranhas e cobras.

Se esse for o seu caso lembre-se sempre de ficar atento na hora da compra, nunca compre animais ilegalmente, isso é crime e pode ocasionar prisão e a multa pelo IBAMA.

Portanto sempre pesquise antes, onde e de quem esta comprando.

2° Tempo para o carinho

A falta de tempo e o espaço geram bastante dificuldade para quem quer adotar e logicamente também para os animais. Então observe se esse for o seu caso:

Se não há espaço suficiente em casa opte por animais de estimação menos como tartaruga, peixe, hamster.

O cachorro necessita de atenção, carinho constante, e passeios ao ar livre, então se você é aquele tipo de pessoa que 24 horas é pouco então a melhor opção é o gato, pois busca carinho raramente e é super independente, mas requer um ambiente limpo e espaçoso para suas necessidades.

3° Alimentação

A alimentação é a prioridade para todos os animais, então não podemos descuidar dessa necessidade.

Filhotes a partir de 45 dias já podem comer rações. Existem todos os tipos, marcas e sabores, basta apenas escolher o que mais lhe agrada. A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, observe na embalagem do produto, na duvida procure um veterinário.

E nunca esqueça que se o filhote ou animal não queira a ração, insista, coloque a ração molhada misturada com a ração seca e faça-o comer.

Jamais alimente-os com carne e arroz, essa alimentação não possui todos os nutrientes que o animal precisa.

4° Hora do banho

Alguns animais precisam de banho pelo menos uma vez por semana, gatos são animais muito limpo então uma vez por mês já esta de bom tamanho, pois eles também não são muito chegados em água.

Água tem que estar morna e antes de começar o banho tenha já próximo de você o xampu, a toalha e uma coleira para prender o animal, e cuidado em utilizar o tanque ou a banheira para não ter nenhum acidente.

5° A vacinação é uma prioridade

Lembre-se que todos os animais precisam de vacinação então se o caso for um cachorrinho, ele precisa de muito cuidado; procure saber se está em dia com as vacinas  e leve diretamente ao veterinário sempre tomando precauções para não entrar em contato com os outros cães.

Marque sempre para não esquecer as vacinas:

30 dias de idade: 1a. dose de vermífugo
45 dias de idade: 2a. dose de vermífugo
60 dias de idade: 3a. dose de vermífugo

Espero que tenha ajudado você nessa hora tão importante, e não esqueça, independente de qual animal irá escolher ele será seu melhor amigo e confidente fiel.

Nunca abandone-o, se não tiver outro jeito, doe para um lugar que você conheça, como amigos, parentes ou vizinhos. E se de modo algum achar um lar para ele leve-o há um pet shop.

Animais de estimação são nossos companheiros, assim como uma pessoa, e como tal precisa de alimento, higiene, cuidado, carinho, amor e afeto. Por isso precisamos cuidar e respeitá-los, pois diferente de muitos humanos, retribuem com suas próprias vidas.


Colunista
1 comentário nesta dicaComente!
  1. Tem alguns erros ortográficos na matéria. Embora não tire a “essência” do post, deixa a desejar pois denota ou pressa ao redigir ou falta de informação.

    Os erros são: extimação… eStimação é o grafia correta. (segundo tempo p/ carinho)

    Outro erro: há …é a artigo quando diz Leve-o a um pet shop. (na parte que fale na vacinação)

    Em relação a construção do pensamento: O consenso é o que se busca após uma “pesquisa entre os membros da casa”.

    Espero ter contribuido para o sucesso da revista e que o autor aceite o que escrevi como uma “crítica construtiva”.

Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine