5 Características de Crianças sem Limites

Limites Para Crianças (Foto: Stock-photos)

Limites Para Crianças (Foto: Stock-photos)

Estamos passando por uma era aonde o conceito de educar um filho esta mudando. E como toda mudança, ela traz desconfianças e incertezas. Porém independentemente da época, devemos lembrar que educar é antes de mais nada preparar para a vida, para viver em sociedade. Pais que não preparam para isso, muito provavelmente irão ter problemas futuros no que diz respeito ao seu filho.

E para ajudar você leitor a descobrir se seu filho está sem limites veja algumas dicas a seguir:

Ele Não Admite Ser Contrariado

A primeira e talvez a principal característica de crianças sem limites. No dia a dia todos somos contrariados diversas vezes em nossas vontades e desejos. Ninguém pode fazer o que quer o tempo todo. Porém não é esta mensagem que alguns pais passam aos seus filhos. Para evitar um stress momentâneo, vão fazendo o que a criança quer, mostrando para ela que o mundo tem de fazer suas vontades, algo que não acontecerá na vida adulta…

Não Respeitar as Pessoas

Outra característica comum a todas as crianças sem limites. Os pais não cobram que esta criança respeite adultos, idosos, outras crianças, dando-lhe a mensagem que ele é o ser mais importante do mundo. Pode até ser para os pais, mas com certeza não será para a sociedade.

Ser Interesseiro

Característica bastante comum e muitas vezes escondida pelos pais. Na minha experiência como educador, já vi diversas vezes pessoas oferecendo recompensas para seus filhos em troca de bom comportamento. Resumidamente premiam algo que é obrigatório da criança e deve ser cobrado pelos pais sem trocas.

Quer Ser o Centro das Atenções

Crianças sem limites, na maioria dos casos tentam chamar a atenção o tempo todo. Em alguns casos pode ser carência ou em outros apenas reflexo de uma educação que prioriza a criança acima de tudo e de qualquer coisa.

Não Ter Responsabilidade

Criança tem de ter responsabilidade. Desde pequena a criança tem de aprender que seus atos tem consequências. E esse aprendizado acontece nos pequenos atos, como ajuntar os brinquedos (Se ele tinha disposição para brincar, tem de ter para guardar), fazer pequenas tarefas no dia a dia familiar ( tirar o lixo, arrumar o quarto, lavar a louça, etc). E responsabilidade não se constrói apenas na idade adulta, tem de ser trabalhado desde os primeiros passos.

Existem outras diversas características que as crianças sem limites tem, porém estas acima são ao meu ver as principais. Se você é pai ou mãe lembre-se que a tarefa de educar é sua.


Colunista
Sandro Lenzi, professor de educação física na rede municipal de Indaial Santa Catarina, autor do blog, somniacoach.blogspot.com, colunista dos sites timbonet.com.br, e acontecendoaqui.com.
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine