5 Benefícios da Semente de Chia para a Saúde

Semente de Chia (Foto: Reprodução)

Semente de Chia (Foto: Reprodução)

Muito tem se falado sobre a semente de Chia, um alimento exótico típico da Guatemala e de outros países da América do Sul, como a Colômbia. Consideradas um superalimento, estas sementinhas ganharam fama em todo o mundo e agora constam na dieta de pessoas que adoram uma alimentação saudável e excelente qualidade de vida.

Mas o que será que a Chia tem de tão bom? Afinal, ela não tem gosto de nada e ainda custa caro. É verdade que a Chia não tem gosto, e também não podemos negar que o preço é salgado. Mas os benefícios deste alimento para a saúde valem (muito) o investimento. Saiba por que:

1. A Chia é rica em ferro. Sementes de Chia têm três vezes mais ferro que o espinafre. Seu alto teor de ferro faz com que seja um dos alimentos preferidos pelos vegetarianos e veganos, pessoas que não comem carne e portanto tendem a desenvolver uma leve anemia. O ferro é essencial para a formação do sangue e sua deficiência pode causar problemas graves de saúde.

2. A Chia ajuda a emagrecer. Estas sementes têm alto teor de fibras, o que aumenta a sensação de saciedade, contribuindo para a perda de peso em dietas de emagrecimento: ao consumir a Chia, você sente que está satisfeito e não come mais do que deveria. Como todo alimento rico em fibras, também faz bem ao sistema digestivo e facilita a digestão.

3. A Chia é rica em proteína e ômega 3. Com 20% de proteína em sua constituição, a Chia é uma fonte notável deste composto, tão importante para a saúde. Ela também possui oito vezes mais ômega 3 que o salmão, o que a torna um alimento muito benéfico para o coração e o cérebro. A proteína da Chia apresenta todos os oito aminoácidos que fazem bem à saúde humana.

4. A Chia é rica em Vitamina C. Se você adora seu suco de laranja por causa da vitamina C que oferece vai gostar de saber que estas sementinhas contêm sete vezes mais vitamina C que a laranja. Você pode misturar a Chia crua no seu suco, vitamina ou até sobre seu almoço, para consumir uma dose extra de vitamina C. Esta substância tem inúmeros benefícios, sobretudo para o sistema imunológico.

5. A Chia tem cinco vezes mais cálcio que o leite. A gente sempre considera o leite e os seus derivados, como queijos e iogurtes, como as principais fontes de cálcio na alimentação. Mas existem excelentes fontes de cálcio nos vegetais, como nas folhas de couve e no brocólis. A semente de Chia tem cinco vezes mais cálcio que o leite, o que a torna mais uma fonte vegetal desta substância, essencial para a boa saúde.

Os benefícios da Chia não param por aí, mas acho que já se pode perceber o quanto ela faz bem. Especialistas afirmam que basta uma colher de sopa por dia de sementes de Chia para sentir seus benefícios. Para melhorar o consumo, não esqueça de beber muita água, já que a Chia possui um alto teor de fibras, o que demanda uma maior hidratação.


Colunista
Andressa V. da Nóbrega é jornalista e praticante de Yoga há mais de um ano. Hoje estuda para se tornar professora no método Iyengar. Ela compartilha suas técnicas e dicas sobre Yoga, meditação e vida saudável em seu website (em inglês): Y de Yoga
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